Autofit Section
Diretoria de Administração da Corregedoria Geral ensina servidores a usar melhor mobiliário ergonômico
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/05/2018 19:51

Uma equipe da Diretoria Geral de Administração (DGADM) da Corregedoria Geral da Justiça em parceria com o Departamento de Saúde (DESAU) do Tribunal de Justiça iniciou, nesta quinta-feira (24), uma série de visitas às serventias do Fórum Central para conversar com os funcionários sobre ergonomia, avaliar o mobiliário usado e dar dicas de como melhorar a qualidade de vida no trabalho. A iniciativa faz parte do Projeto de Implantação de Cultura Pró-Ergonômica no Primeiro Grau de Jurisdição.

- Nós decidimos começar a implantar a cultura pró-ergonômica na primeira instância porque é a maior força de trabalho do Tribunal. Alguns casos de servidores que estão de licença por causa de tendinite ou dor na coluna, por exemplo, poderiam ter sido evitados apenas com um ajuste na cadeira ou na altura da tela do computador – ensinou a diretora-geral de Administração da CGJ, Alessandra Anátocles.

Ela explicou que o Tribunal de Justiça do Rio vem investindo em ergonomia desde 2010, quando começou a comprar móveis de acordo com a Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho (NR 17), que trata especificamente de ergonomia, visando estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos servidores de modo a proporcionar um máximo de conforto e segurança para um desempenho eficiente.

- O Tribunal vem investindo em mobiliários ergonômicos, mas muitos servidores ainda não sabem como usar esses equipamentos de forma adequada. Por isso, decidimos fazer demonstrações práticas nos locais de trabalhodisse Alessandra.

Durante as visitas, previstas para acontecerem também nesta sexta (25/5), no Fórum Central, a equipe distribui uma cartilha com dicas ilustrada para melhorar a postura no dia a dia. Confira: https://bit.ly/2xjApw7

Galeria de Imagens