Autofit Section
Magistrados dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos debatem criação de política pública de mediação e consensualidade
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 18/11/2022 19:50

Imagem do Salão Nobre do TJRJ. Ao fundo o desembargador César Cury. De costas, a plateia sentada é formada por juízes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania                                                             Desembargador César Cury reúne juízes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania 

 

Juízes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) estiveram reunidos nesta sexta-feira (18/11), no Salão Nobre do Fórum Central. O encontro foi conduzido pelo desembargador César Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). Na pauta de discussões estavam, entre outros assuntos, o desenvolvimento de políticas voltadas para a cidadania e a autonomia dos Cejuscs com o objetivo de desenvolver projetos e convênios.  

Em sua fala, o desembargador fez um breve histórico sobre a atuação do núcleo, desde sua criação e estruturação até os dias atuais.  

“A ideia desse encontro é fazer uma atualização sobre o que temos feito. O Nupemec é um órgão colegiado, participativo e democrático. Precisamos traçar a política pública de mediação e consensualidade juntos”, disse.  

Durante a reunião, os juízes se dividiram, voluntariamente, para integrar as coordenadorias criadas pela Resolução nº29/2022 do Órgão Especial. São estas: as coordenadorias de Adequação, Ampliação e Estruturação dos Cejuscs e Casas de Família; de Mediação Familiar; de Mediação Empresarial; de Mediação Penal; de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico; de Mediação em Segundo Grau; de Mediação 4.0 e Inovação; de Mediação Cível e Consumerista; de Mediação em Execução Fiscal, de Apoio aos Polos Avançados de Solução de Conflitos Extrajudiciais; de Mediação Organizacional e Mediação dos Serviços Extrajudiciais Notoriais e de Registro; de Mediação Escolar e Comunitária, De Solução de Conflitos e Análise Econômico de Direito e Economia Comportamental, de Solução de Conflitos Ambientais e de Conflitos de Saúde. 

“As coordenadorias serão ocupadas por juízes que queiram atuar nestas áreas, de modo que tenhamos autonomia e ampla capacidade de atuação. Com isso, concedemos mais dinamismo ao Nupemec”, destacou o desembargador César Cury.  

MG/FS

Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ