Autofit Section
CGJ mobilizou mais de 820 servidores em grupos de GEAP para diminuir congestionamento das varas
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/10/2019 19:18

Desde fevereiro, a Corregedoria já designou 827 servidores para integrar Grupos de Auxílio Programado (GEAP-C). O objetivo é oferecer reforço de pessoal às varas com processamento emperrado, visando a redução da Taxa de Congestionamento. Os GEAPs são designados pelo Corregedor-Geral, desembargador Bernardo Garcez, para tentar melhorar a celeridade processual. 

Do começo da gestão —em 4 de fevereiro— até o momento, 85 serventias em todo o Estado do Rio de Janeiro receberam o apoio do GEAP. Os grupos se destinam ao processamento, digitação, cálculo de custas ou indexação e arquivamento. Atualmente, 18 serventias estão com GEAP, além das Centrais de Arquivamento do 1º, 2º, 4º e 6º Núcleos Regionais (NURs).

O Corregedor estabeleceu critérios para conceder GEAP com o intuito de oferecer apoio às varas que apresentam alta produtividade, mas ainda assim têm indicadores insatisfatórios. Os juízos precisam ter Índices de Produtividade do Servidor (IPS) e Índices de Atendimento à Demanda (IAD)  iguais ou superiores à média do grupo de atribuição, além de não terem autos conclusos há mais de 30 dias. Também têm preferência as varas com menor número de funcionários e as que não tenham recebido auxílio da CGJ nos últimos 12 meses.