Autofit Section
"O cuidado como um Direito Humano" será tema de aula inaugural no TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/08/2018 08:00
Evento é aberto ao público externo e marca início de curso voltado para assistentes sociais

A aula inaugural do curso “O Serviço Social na Saúde Mental e no Judiciário: a construção do trabalho coletivo”, aberta também ao público externo, será dada amanhã (17/8), das 15h às 18h, no auditório Desembargador José Navega Cretton, no 7º andar do Fórum Central, (Av. Erasmo Braga 115/Lâmina I) pelos assistentes sociais Raquel Gouvêa (Profª ESS/UFRJ) e Jefferson Lee Ruiz – Profº FSS/UERJ. O tema da aula será “O cuidado como um Direito Humano”.

Procurando alimentar a formação continuada de seus componentes, a ETIC – Serviço Social 1º NUR constituiu parceria com o Projeto Integrado de Pesquisa e de Extensão Transversões da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pela professora doutora Rita Cavalcante. O curso é fruto dessa parceria e acontecerá de agosto a novembro de 2018.

A proposta é reunir assistentes sociais do Judiciário e da política pública municipal de Saúde Mental para debater sobre os (des)encontros entre o trabalho profissional e o processo de desinstitucionalização preconizado pela saúde mental à luz da garantia do acesso aos direitos humanos. O curso já foi reconhecido como atividade de capacitação pela ESAJ e as aulas serão dadas na sala 513 da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), na Rua Dom Manoel 29, Centro.

Cada encontro terá dois momentos: a aula expositiva (com uma hora e meia de duração) e a oficina (com duas horas). Na primeira parte, os docentes terão até 50 minutos de exposição, seguida de 30 minutos de debate. Na segunda, cada professor poderá usar a metodologia que considerar oportuna. como roda de conversa, sociodrama, discussão de registros profissionais, casos etc. A coordenação do evento providenciará os materiais necessários às atividades.

Participarão das aulas profissionais da equipe de saúde mental do município, assistentes sociais da equipe técnica interdisciplinar do 1º NUR e representantes das ETICs de Serviço Social da Comarca da Capital e da Vara de Execuções Penais.