Autofit Section
TJ-Rio participa de entrega do relatório final da Comissão Estadual da Verdade
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/12/2015 12:34

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), participou na tarde da última quinta-feira, dia 10, da apresentação do relatório final da Comissão Estadual da Verdade do RJ ao governo do estado. O documento é o resultado do trabalho que investigou violações aos direitos humanos durante a ditadura militar. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara.

Para a elaboração do relatório final, a comissão realizou, nos últimos dois anos e oito meses, uma extensa pesquisa e dezenas de audiências, por meio das quais foram ouvidos militares que participaram da repressão, vítimas e testemunhas. Os depoimentos colaboraram para o esclarecimento de diversos fatos ocorridos no período.

O documento também lista 163 pessoas mortas ou desaparecidas durante a ditadura militar, e 181 nomes de torturadores, bem como faz recomendações de como serem evitadas violações de direitos humanos nos dias atuais.

Também participaram da solenidade de entrega do relatório final a primeira-dama do estado do Rio, Maria Lúcia Horta, representando o governador Luiz Fernando Pezão; o defensor público-geral do estado do Rio, André Luís Machado de Castro, dentre outras autoridades.

 

 

Galeria de Imagens