Autofit Section
Corregedor-geral da Justiça participa do segundo encontro do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – FOJURJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/11/2023 18:36

O colegiado do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – FOJURJ – se reuniu na terça-feira, dia 14 de novembro, no prédio da sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2). O segundo encontro do FOJURJ tratou de ações e políticas coordenadas pelos quatro tribunais – TJRJ, TRT1, TRF2, TRERJ – tanto na esfera judicial como na administrativa. Na pauta estava a apresentação do relatório sobre o andamento do Projeto Memória Institucional do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro. Esse projeto será apresentado no Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, a ser realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2025.   

Participaram, presencialmente, do encontro o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Cesar Marques Carvalho; o desembargador Marcelo Augusto Santos Oliveira (TRT1); a desembargadora federal Letícia de Santis Mello; a juíza auxiliar da Presidência do TJRJ, Fernanda Xavier de Brito; a juíza auxiliar da Presidência do TRT1, Maria Thereza da Costa Prata; o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF2, Alfredo Jara Moura; e a juíza federal Ana Cardina Vieira de Carvalho. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcos Pinto Basílio, e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Rafael Estrela, participaram do encontro de forma remota. 

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, disse que o objetivo do Fórum é compartilhar as experiências e os projetos.  

“Hoje compartilhamos nosso Projeto Boas Práticas e aproveitamos as boas ideias de outros tribunais em prol de uma melhor prestação jurisdicional”, ressaltou o presidente do TJRJ.  

O andamento do projeto de cooperação Judiciária sobre a “Eficiência das execuções contra empresas e empresários em recuperação judicial”, inclusão digital, Justiça Itinerante, Laboratório de Inovação, integração entre as escolas da Magistratura e a identificação das boas práticas, adotadas pelas corregedorias para o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça, também foram tema da reunião.