Autofit Section
Servidores falam sobre o papel do servidor público e comemoram data com reflexão
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 28/10/2021 14:18

 

Instituída em 1937 através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, a data 28 de outubro é destinada ao Servidor Público. Neste dia é celebrada a colaboração e o trabalho daquele que, consciente de seu papel social, atua em prol do bem público e da sociedade civil.

No quadro funcional do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, são mais de 11 mil servidores. Para esse grande time de serventuários, a Corregedoria Geral da Justiça presta sua homenagem aos que, diariamente, se empenham na missão de servir ao público com ética e responsabilidade para o bem-estar da população e para a efetiva entrega da prestação jurisdicional em nosso Estado.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, parabeniza os serventuários e destaca: “Registro o valioso trabalho dos servidores deste Tribunal que, com dedicação e competência, fazem do TJRJ o tribunal estadual mais produtivo dentre os cinco tribunais de grande porte do país”.

 

Uma longa carreira x o início de uma trajetória

 A Assessoria de Comunicação da Corregedoria conversou com dois servidores neste dia 28 de outubro. Márcio Marques, que completa três décadas no Judiciário fluminense, e Macaiver Ferreira, recém-ingresso no TJRJ.

Marcio Marques iniciou sua carreira no extinto Tribunal de Alçada Criminal em 1992. Técnico de Atividade Judiciária, passou a fazer parte do quadro de funcionários do TJRJ após unificação entre as instituições, em 1998. Mesmo com a larga experiência, o concursado destaca que ainda busca se aprimorar no âmbito profissional. “Tento me aperfeiçoar a cada dia, através de cursos e pesquisas na área administrativa”. 

Atuando na Divisão de Aplicativos de Apoio (DIAPA), Marcio celebra a data promovendo a reflexão da importância do papel dos servidores públicos para o crescimento e desenvolvimento do país. “Devemos sempre ter em mente que o serviço público sem servidor público não existe”, conclui.

A preparação para o concurso público, que requer dedicação e esforço, foi pontuada pelo recém-chegado Macaiver Maris Ferreira, aprovado no último concurso do TJRJ.

Com a aproximação da prova objetiva do próximo certame para ingresso no TJRJ (05/12), o servidor dá dicas para os candidatos. “Estude, leia, faça exercícios, refaça as provas anteriores. Vale a pena ‘perder` este tempo para ganhar todo o resto”, pontua.

Esta data representa uma mistura de sentimentos de vitória e responsabilidade dobrada para o servidor. “Consegui chegar em um lugar que muitos gostariam de estar. Este dia 28/10 sinto como um dia para refletir e nunca esquecer que devo continuar me esforçando para o objetivo final deste tribunal, que é proteger a sociedade e dirimir conflitos”.