Autofit Section
Corregedor-geral da Justiça se reúne com magistrados do 12º Núcleo Regional
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/03/2023 17:15

Em continuidade às visitas aos Núcleo Regionais (NURs), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, se reuniu, nesta sexta-feira (24/3), no Fórum Regional do Méier, com os juízes do 12º NUR, que abrange também os Fóruns Regionais da Leopoldina, Madureira, Pavuna e Ilha do Governador. Ao abrir o encontro, o corregedor apresentou os seus juízes auxiliares e explicou a decisão de visitar cada NUR, separadamente, porque, assim, consegue estabelecer um diálogo mais próximo. “Meu perfil é o de orientar, capacitar e corrigir. Preciso ouvir vocês para entender o que está acontecendo no front. O Tribunal é um só. Vamos agir em conjunto”, disse.

Em seguida, o desembargador falou sobre a importância da atualização do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e da capacitação dos magistrados e servidores para o uso das novas ferramentas e sistemas. “Teremos cursos para capacitar servidores e magistrados”, adiantou.

O corregedor elogiou as ferramentas tecnológicas, mas ressaltou que elas não substituem a presença do juiz na serventia.  O desembargador Marcus Basílio acrescentou que espera que os juízes voltem ao presencial e frisou que o Plantão Judiciário é presencial. “Espero bom-senso. Que voltem ao que era no período pré-pandemia. Razoabilidade”, pontuou.

Outro assunto abordado foi o Balcão Virtual e o Gabinete Virtual. O desembargador falou que, na visão dele, Balcão e Gabinete Virtual foram criados, principalmente, para atender advogados que estão longe das varas. Quanto ao atendimento, ele ressaltou que deve ser feito por câmera de vídeo e que aqueles cartórios que não tiverem o equipamento, devem solicitar à administração do Tribunal.

O corregedor encerrou a visita pedindo que tragam sugestões e ideias. “O que eu quero de vocês é que tragam os problemas, mas também apresentem ideias e sugestões para solucioná-los. Todas as ideias e sugestões serão analisadas”, concluiu.

Também participaram da reunião a presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, juíza Eunice Haddad; a juíza auxiliar da CGJ Rose Marie Pimentel; a juíza dirigente do 12º NUR Denise Capiberibe; e a juíza diretora do Fórum do Méier Cláudia Márcia Vidal.