Autofit Section
CGJ acompanha indicadores da 1ª instância para apoio e fiscalização
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 21/10/2022 15:53

Com olhar atento para as mais de 840 serventias da primeira instância do Tribunal de Justiça Fluminense, a Corregedoria Geral da Justiça monitora e avalia dados estatísticos por meio da Comissão de Acompanhamento e Análise de Indicadores da Primeira Instância no âmbito da Corregedoria Geral da Justiça, a COIND.

Os estudos estatísticos de produtividade são concluídos mês a mês para a identificação de diferentes cenários que cada unidade judicial vivencia, com intuito não só de fiscalização, mas também de orientação com planos diretivos para melhoria da gestão.

As ferramentas utilizadas para apoio à fiscalização e divulgação das estatísticas utilizam desempenho médio dos últimos 12 meses das serventias de 1º grau com base em indicadores e índices utilizados pelo TJRJ e pelo CNJ. Destacam-se: a Tabela de Indicadores, o Painel de Indicadores e o mais recente, o Bússola – ferramenta de autogestão cartorária baseada na aplicação Power BI.  

Os principais indicadores publicados nas ferramentas são: Acervo Geral, Acervo Físico, Arquivados, Tombados Geral, Audiências Realizadas, Conclusões, Autos Conclusos, Autos Paralisados, Meta 1, Meta 2, Taxa de Congestionamento e Índice de Atendimento à Demanda. 

Demais atribuições

Também mensalmente, a COIND, com base em relatórios fornecidos pela DGTEC, fiscaliza a nomeação de administradores judiciais, prepostos da dívida ativa, peritos e leiloeiros. 

Quando há publicação de editais de promoção e remoção de magistrados, a COIND realiza estudo da produtividade dos candidatos e o encaminha ao gabinete do Juiz Auxiliar competente. 

Além disso, a COIND presta apoio técnico para embasar decisões em processos administrativos, fiscalizações, elaboração do plano de distribuição de servidores da 1ª instância e outras atividades que requerem fundamentação estatística. E também presta as informações solicitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral para atualização do Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos (INFODIP).