Autofit Section
Projeto da Corregedoria possibilita que estagiários atuem em diferentes áreas da prestação jurisdicional
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 06/09/2022 14:01

Com o objetivo de contribuir para o aprendizado de estagiários com uma visão macro da atuação jurisdicional e para a multiplicação de experiências, a Corregedoria Geral da Justiça implementou o Núcleo de Apoio Aprendiz (NAAP). 

O programa de estágio, promovido pela Diretoria Geral de Fiscalização e Assessoramento Judicial (DGFAJ/DIGES), busca colaborar para desenvolvimento profissional de estagiários com base no conceito “job rotation”, utilizado por grandes empresas. O termo significa rotação de trabalho, quando há um rodízio de setores e funções entre os colaboradores. 

Dessa forma, os estagiários do NAAP passam por diferentes varas possibilitando mais aprendizado, preparando os futuros profissionais para desafios e os motivando com rotinas dinâmicas.  

O Núcleo de Apoio Aprendiz da Corregedoria conta atualmente com 12 estagiários e, como parceiros, os chefes de cartório numa via de mão dupla: enquanto ensinam os estudantes, aumentam a operacionalidade cartorária da sua serventia. 

A diretora da DGFAJ Simone Cruz explica que o projeto de estágio da DGFAJ busca possibilitar que os estudantes passem por várias áreas para mais aprendizado e também para diversificar a experiência. A Diretora da DIGES, Carla Marques, acrescentou que: “Outro benefício que o projeto leva aos chefes de cartório é a ausência de preocupação com a parte burocrática na administração de um estagiário, a qual é feita pela Divisão de Apoio à Gestão Cartorária – DIGES, unidade de lotação dos estagiários-aprendizes. A ideia para um futuro próximo é treiná-los, previamente, antes de liberá-los para a serventia, com o objetivo de otimizar o apoio”. 

A chefe de cartório da 2ª Vara de Família em Niterói, Janette Ayd de Oliveira Netto, ressaltou que a contribuição do NAAP é muito útil para a serventia.

Bruna Souza, estagiária da DGFAJ/CGJ, contou sobre a participação no programa de estágio: “Toda semana eu faço o monitoramento semanal das serventias. Isso me possibilita entender mais das demandas do Poder Judiciário”. 

A estagiária da 2ª Vara de Família em Niterói, Jessica Kelly Souza da Silva de Andrade, que também participa do programa, comentou como a iniciativa do NAAP contribui para o aprimoramento ocupacional. “É ótimo para desenvolver o trabalho, pois temos a oportunidade de crescimento profissional, tendo acesso direto aos diferentes procedimentos judicias”.