Autofit Section
Corregedoria recebe servidoras especializadas para debate sobre Alienação Parental
Notícia publicada por ASCOM - CGJ em 17/08/2022 16:03

A Divisão de Apoio Técnico Interdisciplinar (DIATI/DGAPO/CGJ) vem promovendo, a cada mês, atualizações técnicas no contexto do Judiciário, com a equipe de psicólogos, assistentes sociais e comissários de Justiça do TJRJ.

O tema do último encontro (12/08) foi “ As alterações na lei de alienação parental: reflexões e possíveis repercussões nas perícias psicológica e social”, que reuniu como expositoras, a assistente social Edna Fernandes da Rocha e a psicóloga Ana Paula Hachich de Souza, ambas do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A assistente social Edna Fernandes da Rocha iniciou a palestra pontuando o cenário da alienação parental no meio familiar. “A lei da alienação parental tem uma perspectiva, no meu modo de ver, reguladora das famílias. As pessoas começam a se reconhecer nessa lei e isso acaba repercutindo nas nossas atuações profissionais." Edna também apresentou um resgate do histórico da lei e de suas alterações.

A psicóloga Ana Paula Hachich de Souza problematizou a atuação da psicologia no sistema de Justiça. “A psicologia lida com o conflito familiar desde sempre. Temos a função de garantir a qualidade de atuação dos profissionais diante dessas situações”. Os conflitos familiares, para a psicóloga, não deveriam estigmatizar as pessoas envolvidas. As situações que são encaminhadas à Justiça, muitas vezes, acontecem há anos e uma visão simplista, ao apenas rotular, desconsidera toda complexibilidade que envolve o assunto”, finalizou Ana Paula.

Estavam presentes no evento Sandra Levy Pinto, diretora da DIATI; Patricia Glycerio Rodrigues Pinho, chefe de Serviço de Apoio aos Psicólogos; Luciene Da Rocha, chefe do Serviço de Apoio as/aos Assistentes Sociais; Monica Zouein, chefe do Serviço de Apoio aos Comissários de Justiça; e outros servidores e colaboradores do TJRJ ligados às especialidades.