Paces´s

Os Polos Avançados de Solução de Conflitos Extrajudiciais – PASCE’s destinam-se ao desenvolvimento das atividades de conciliação e mediação nas Universidades, podendo ser instalados junto aos Núcleos de Prática Jurídica das Faculdades de Direito, Serviços de Psicologia Aplicada – SPA, e demais setores que desenvolvam atividades correlatas de resolução de conflitos.

Os PASCE’s serão criados mediante a elaboração de Ajuste de Cooperação Técnica – sem repasse de verbas – a ser firmado entre o Tribunal de Justiça e as Universidades. Cabendo a universidade convenente disponibilizar recursos físicos, tecnológicos, humanos e logísticos necessários à instalação e funcionamento do PASCE em suas dependências, nos termos da Resolução CNJ nº 125/2010.

As atividades realizadas nos PASCE’s ocorrerão sob a supervisão de um professor da instituição, para tanto designado.

Os acordos obtidos nas sessões de conciliação e mediação poderão ser homologados pelo Juiz Coordenador do CEJUSC da área de abrangência territorial do respectivo Núcleo Regional – NUR onde se desenvolvem os serviços.

Para atuarem como conciliadores ou mediadores, é requisito para os alunos e demais profissionais da Universidade convenente a comprovação da capacitação prevista na Resolução CNJ nº 125/2010.

PASCE’S criados mediante Ajuste de Cooperação Técnica com o TJRJ e Universidades:

- Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM: Visando auxiliar o atendimento no CEJUSC da Leopoldina, criado através do Termo nº 003/0434/2021.
- Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro -UERJ: Visando à implantação do PASCE nas dependências do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da UERJ, criado através do Termo nº 003/090/2022.

- Instituto de Gestão Educacional SIGNORELLI LTDA – Implantado nas dependências do Núcleo de Pratica Jurídica do Centro Universitário Signorelli e atendendo ao CEJUSC da Regional de Jacarepaguá, criado através do Termo nº 003/0434/2021.

- Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – Implantado nas dependências do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Niterói, atendendo ao CEJUSC da Comarca de Niterói, criado através do Termo nº 003/0554/2022.