Autofit Section

Processo Eletrônico

Portal de Serviços   

 

Se você já fez o cadastro presencial, clique aqui ou na imagem acima para operar o processo eletrônico através do Portal de Serviços.

O Processo Eletrônico, regulado pela Lei 11.419/2006, foi instituído no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro pela Resolução TJ/OE 16/2009. A tramitação por meio eletrônico é uma iniciativa que busca a celeridade na prestação jurisdicional, sem mencionar a economia com papel e espaço físico.

Para que o operador do direito possa atuar no processo eletrônico, o PJERJ criou o Portal de Serviços. Para acessá-lo, o interessado, seja ele parte ou procurador em sentido amplo, deverá realizar o cadastro presencial em quaisquer das serventias habilitadas (Ato Normativo TJ N. 30, de 07/12/2009), ou o cadastro eletrônico através do sítio do Tribunal de Justiça (Resolução TJ/OE/RJ Nº 35/2012). Trata-se de funcionalidade que visa garantir a identificação inequívoca do usuário do serviço.

Através deste portal, o operador poderá protocolizar petições, receber intimações, ver os documentos dos processos aos quais esteja vinculado, entre outras informações.

Somente serão aceitas petições eletrônicas em formato PDF, assinadas digitalmente com certificado ICP-Brasil. O TJRJ criou uma ferramenta para auxiliar nesta tarefa: Assinador Livre.

O portal de serviços foi desenvolvido para ser utilizado em qualquer computador conectado à Internet, através do navegador de sua preferência, e estará em constante evolução. Por isso, contamos com sua compreensão e colaboração no sentido de informar quaisquer problemas ou sugestões através do Fale Conosco, ou ligue para o Call Center: (21) 3133-9100, para registro de sua solicitação.

Salas de Digitalização:

Fórum da Capital - Av. Erasmo Braga, 115 1º andar L I sala 102 corredor B (Sala das boletas);
Fórum Regional da Barra da Tijuca - sala anexa do 2º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca;
Fórum Regional de Campo Grande - sala entre a Distribuição e PROGER no 1º andar do Fórum Novo (Anexo DESEMBARGADOR ALYRIO CAVALLIERI, nº 141 - 1º andar);
Fórum Regional de Jacarepaguá - sala 301 (6ª Vara Cível de Jacarepaguá) do Fórum de Jacarepaguá;
Fórum de Niterói - Av. Visconde de Sepetiba nº 519 6º andar sala 609, telefone 3002-4278 - Edifício das Secretarias;
Fórum de Nova Iguaçu - Av. Dr. MARIO GUIMARAES 968, Bairro da Luz, Nova Iguaçu - FORUM NOVO, 1º Andar (Sala dos Advogados);
Fórum de Nilópolis - R. PEDRO ALVARES CABRAL 305, Nilópolis, Térreo - ao lado do Elevador (Sala dos Advogados).