Projeto “Rompendo o Silêncio”

 

O projeto “Rompendo o Silêncio” tem como objetivo retratar temas relacionados à igualdade de gênero, assédio sexual, assédio moral e discriminação, de qualquer tipo. A importância decorre da necessidade de falar, fundamental para trazer os assuntos ao conhecimento de todos e todas e, assim, mudar a realidade de quem sofre. Ele engloba o “Ciclo Permanente de Palestras”, “Quem Sente na Pele” e a “Mostra Artística e Literária”.

O “Ciclo Permanente de Palestras”, que refere-se à palestras com ocorrência bimestral, é focado na conscientização e é dirigido ao público interno do Tribunal.

Quem Sente na Pele” é uma parte vital, pois traz em primeira mão depoimentos e relatos pessoais de servidores e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Esses relatos abordam situações que viveram no dia a dia relativos a temas ligados aos COGENs, proporcionando uma visão mais profunda de quem vivencia as dificuldades, criando empatia, promovendo a sensibilização e identificando as áreas em que melhorias podem ser realizadas.

A “Mostra Artística e Literária” trata-se de um evento buscando divulgar os princípios e práticas adotados pelos COGEN-1º GRAU e COGEN-2º GRAU e conta com a participação de magistrados(as), servidores(as) ativos(as) ou inativos(as), terceirizados(as), aprendizes e estagiários(as) do TJRJ. A ideia é o uso das artes como ferramenta de reflexão e sensibilização de um público maior.