Autofit Section
TJRJ apresenta seus sistemas de gestão e de expedição de precatórios ao TRT1 e TRF2
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 29/02/2024 16:14

TJRJ apresenta seus sistemas de gestão e de expedição de precatórios ao TRT1 e TRF2

 

O TJRJ apresentou suas soluções de informática na área de precatórios aos representantes do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRF1), nesta quinta-feira (29/02). O encontro entre magistrados e servidores, na sala de reunião dos juízes auxiliares da Presidência, tratou dos sistemas HOLOS e OFREQ.

“O nosso sistema próprio para a gestão de precatórios, o HOLOS, permite várias tarefas automatizadas como rateio de pagamentos, de depósitos nas contas dos precatórios e o controle de óbitos. Permite também que nós utilizemos soluções de ferramenta de robôs, de algoritmos, para realizar tarefas, antes feitas manualmente”, destacou o juiz Bruno Vinicius da Ros Bodart da Costa, auxiliar da Presidência do TJRJ. 

O juiz explicou que o sistema OFREQ, implementado recentemente para expedição de precatórios nas varas de origem, faz com que as informações sejam inseridas em bancos de dados do sistema, como o número da conta do beneficiário e os dados de cálculo, o que agiliza a expedição da transferência para o beneficiário.

“Nós apresentamos também as nossas iniciativas de compliance antifraude, que identifica casos de tentativa de estelionato, utilização de documentos falsos e tentativas fraudulentas de levantamento de valores depositados em precatórios”, pontuou o juiz auxiliar da Presidência.

“O compartilhamento de experiências resulta em aprendizagem mútua, por isso é muito importante a troca de experiências entre os tribunais. Ganha toda a sociedade, uma vez que o objetivo pode ser alcançado com um esforço muito menor”, concluiu Bruno Ros Bodart da Costa. 

Participaram do encontro a juíza auxiliar da Presidência na gestão de precatórios do TRT1, Thereza Prata; o servidor do TRF2, Bruno Guarischi; e a diretora do Departamento de Precatórios do TJRJ, Fabiana Delgado.

 

Fotos: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna