Autofit Section
Delegação chinesa visita o Tribunal de Justiça do Rio
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/11/2006 19:12

Uma delegação do Tribunal Supremo do Povo de Beijing, na China, visitou hoje (dia 1º de novembro) o Tribunal de Justiça do Rio. O grupo foi recebido pelo presidente do TJRJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho; pelo 1º vice-presidente, desembargador Sylvio Capanema, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, entre outras autoridades. A delegação visitou as instalações do Tribunal, deu explicações sobre o sistema judicial chinês e sua origem e aprendeu um pouco sobre o funcionamento do Poder Judiciário do Rio.

Cavalieri explicou que, no Brasil, há a Justiça Estadual e a Federal, que no Poder Judiciário fluminense há dois graus de jurisdição e que a Justiça do Rio recebe cerca de 1 milhão e 200 mil novas ações por ano na 1ª instância. "Temos uma Justiça que está informatizada em todo o Estado", ressaltou o presidente.

O vice-presidente do Tribunal Supremo do Povo de Beijing, Wang Mingda, afirmou que, na China, todos os tribunais se reportam ao governo central. "Nossos tribunais locais se identificam em muitos pontos com o tribunal do Rio", disse, citando entre eles a população atendida, de 15 milhões de habitantes. Segundo Mingda, o tribunal chinês tem mil juízes e recebe 350 mil ações por ano.

O desembargador falou ainda da Lâmina III, que será inaugurada ainda este ano e cuja obra demorou um ano e quatro meses. "Assim, vamos resolver um problema de espaço", enfatizou. Wang Mingda afirmou que foi feito o mesmo na China há cerca de dois anos, agradeceu a atenção dos magistrados brasileiros e convidou Cavalieri a conhecer as instalações chinesas.

Galeria de Imagens