Autofit Section
Live debate justiça e cidadania com desembargadoras do TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 22/01/2024 11:45

Banner de um evento ao vivo no Instagram, discutindo questões legais relacionadas ao Rio de Janeiro, com foco em cidadania e perspectivas diversas. O banner é predominantemente em tons de roxo e branco. No topo, há ícones e texto indicando que o tema está relacionado a assuntos legais e que será uma Live Instagram. O tema do evento é RIO DE JANEIRO: CIDADANIA E OUTROS OLHARES. Há imagens de desembargadoras Andréa Pachá Cristina GauliaO fundo mostra uma vista estilizada da cidade do Rio de Janeiro.


Em uma live promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), as desembargadoras Andréa Pachá e Cristina Gaulia fizeram reflexões sobre cidadania e justiça. A transmissão ao vivo, parte da série #LiveAssuntosLegais, abordou o tema "Rio de Janeiro: Cidadania e Outros Olhares" e atraiu um público diversificado, interessado em compreender melhor a interação entre o judiciário e as diversas facetas da cidadania no contexto urbano. Mais de mil pessoas acompanharam os 50 minutos de transmissão ao vivo.

A desembargadora Cristina Gaulia abriu a discussão com uma reflexão sobre a cidadania no Rio de Janeiro, comparando-a com o cenário nacional. "Existem cidadanias mutiladas, fragmentadas e invisibilizadas, mas também cidadanias plenas e empoderadas", disse. Ela destacou a importância de uma visão jurídica ampliada que reconheça e atenda a diversidade de cidadanias, mencionando a necessidade de políticas públicas eficientes e de uma jurisprudência atualizada para atender a segmentos sociais frequentemente marginalizados, como quilombolas, indígenas e trabalhadoras do sexo.

A desembargadora Andréa Pachá enfatizou os programas sociais do TJRJ como respostas eficazes ao desafio do sub-registro no Rio de Janeiro. Titular de Vara de Família por muitos anos, ela destacou como um exemplo palpável da cidadania em ação, observando que "praticamente todos recorrem à justiça em algum momento da vida por questões familiares". Pachá também abordou a natureza da justiça sob uma perspectiva normativa, refletindo sobre seu papel em assegurar a efetivação dos direitos constitucionais e legais dos cidadãos.

A live foi uma oportunidade para o público entender como o TJRJ aborda a justiça e a cidadania de maneira inclusiva e adaptada às realidades sociais do Rio de Janeiro. O encontro foi realizado pela Assessoria Especial de Imprensa, através do Serviço de Redes Sociais.

O próximo encontro será no dia 6 de fevereiro, com o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo e o juiz auxiliar da Presidência, Alberto Republicano, sobre as inovações do TJRJ no campo tecnológico.

FB/MB