Autofit Section
“Um dia com o presidente”: crianças e adolescentes conhecem o TJRJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/06/2023 16:31

Da esquerda para a direita: o juiz da 2ª Vara de Família de Madureira, Luis Carlos Neves Veloso; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o presidente do Instituto Brasileiro Lutando por Vidas, Jorge Turco; e a juíza auxiliar da Presidência, Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros

 

Trinta e sete crianças e adolescentes do projeto “Lutando por Vidas” conheceram, nesta quarta-feira (28/6), o Poder Judiciário fluminense e participaram de um bate-papo com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. O magistrado recebeu o grupo e deixou uma mensagem positiva de incentivo. 

 

                          O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo, conversa com crianças do projeto "Lutando por Vidas"

 

“Acreditem que tudo que vocês desejarem e sonharem, vocês podem realizar. Não desistam dos seus sonhos. Independentemente se querem ser jogadores de futebol, artistas, advogados ou juízes. Para isso basta ter vontade de vencer”, disse. 

O juiz da 2ª Vara de Família de Madureira, Luis Carlos Neves Veloso, foi convidado para o encontro pelo presidente do TJRJ para contar ao grupo sobre a sua trajetória profissional e pessoal até chegar à magistratura. Nascido na comunidade Engenho da Rainha, em Inhaúma, Zona Norte, o magistrado foi criado pelos avós e precisou interromper os estudos aos 13 anos para trabalhar e só conseguiu retomar muito tempo depois quando era motorista de ônibus. Com o dinheiro do trabalho, ele concluiu o ensino médio e pagou a faculdade de Direito que o levou à magistratura aos 48 anos. O hoje juiz conseguiu se classificar no concurso após cinco tentativas frustradas. 

                                                      O juiz Luis Carlos Neves Veloso conta a sua história aos participantes da visita 

 

“Sonhos não envelhecem. Eu sou a prova viva disso. Tenho 75 anos de idade, 27 deles dedicados à magistratura e vou me aposentar neste ano. Tenho muito orgulho de compartilhar minha experiência de vida pessoal e profissional com essas crianças oriundas de comunidades carentes. É importante estimulá-las a não desistir e lutar para superar obstáculos’, disse. 

Pedro Alexandre Trindade da Silva, de sete anos, entregou ao presidente um barco de presente com a bandeira do Fluminense, time de coração do magistrado, em nome de todas as crianças que são moradoras das comunidades do Antares, em Santa Cruz, da Vila Pinheiro e da Boa Esperança, no Complexo da Maré. Eles participam do projeto que incentiva a prática de esportes e artes marciais em suas vidas. 

“Esse prédio é muito bonito. Adorei o passeio ao lado dos meus amigos e do meu professor de tênis. Fiquei muito contente de ser recebido pelo presidente do Tribunal que conversou com a gente”, comemorou Pedro. 

José Pereira Bezerra, de 14 anos, quer estudar Direito e se tornar advogado no futuro. Ele escutou atento às explicações do presidente sobre como funciona um tribunal e o que fazem os juízes e desembargadores. 

“Eu gostei muito das explicações do presidente do TJRJ e espero conseguir realizar meu sonho para voltar aqui no futuro para trabalhar”, disse o morador da Vila do João. 

Essa é a 9ª edição do programa no TJRJ. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro Lutando por Vidas, Jorge Turco, mais de 500 crianças já foram recebidas pela Presidência desde 2017.    

“O objetivo principal desse encontro é mostrar novas realidades e perspectivas de vida que as crianças de comunidades carentes do Rio não conhecem”, explicou Jorge Turco. 

O evento ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TJRJ, no Centro, e contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência, Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros. 

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Cardozo (ao centro), mostra o plenário do Tribunal Pleno às crianças e adolescentes


  SV/MB 

Fotos: Brunno Dantas e Rosane Naylor/ TJRJ