Autofit Section
Museu da Justiça iluminou-se de verde no mês de abril para conscientizar sobre a prevenção aos acidentes de trabalho
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 28/04/2023 16:42

Mais uma vez, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aderiu à campanha ‘Abril Verde’, instituída pelo Ministério Público do Trabalho para chamar a atenção para a prevenção aos riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Durante todo esse mês, o Museu da Justiça ficou iluminado com a cor da campanha, com o intuito de conscientizar sobre a importância do tema.

“Precisamos despertar a sociedade para a adoção de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Ao chegarmos ao final desse mês de abril, quando são celebrados o Dia Mundial da Saúde, no dia 7, e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, no dia 28, e ainda nos aproximarmos do Dia do trabalho, em 1º de maio, precisamos refletir sobre a importância da prevenção e proteção dos trabalhadores”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, de 2012 a 2022 foram comunicados 6,7 milhões acidentes do trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada.

Segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia perde cerca de 4% do Produto Interno Bruto em razão de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, o que, além das perdas humanas, destaca a perda de produtividade provocada por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres.

Cristo Redentor ficará iluminado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 28, uma iluminação de cor verde vai realçar o Cristo Redentor em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O evento é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro
(MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. A cerimônia está prevista para começar às 19h.

SF