Autofit Section
Fórum do Méier: referência de justiça e cidadania para 26 bairros da Zona Norte
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/09/2021 14:53
Fachada do Fórum do Meier
Entrada do Fórum do Méier: mais de 15 mil processos recebidos
só no primeiro semestre deste ano

 

Com mais de 26 anos de prestação jurisdicional aos cidadãos cariocas, o Fórum Regional Desembargador José Rodriguez Lema é uma referência para moradores do Méier, onde está localizado, e para os habitantes de outros 25 bairros do entorno, todos na Zona Norte. Além da atividade fim, a população da região encontra no local, sempre que possível, o apoio de serviços que vão além da atividade forense. É o caso, por exemplo, da cessão de parte do espaço para campanhas de vacinação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, o órgão é um dos postos de vacinação na capital que oferecem imunização tanto contra a Covid-19, assim como para a Influenza – vírus causador da gripe.

Inaugurado em janeiro de 1995, o antigo prédio do órgão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) tornou-se pequeno com o aumento das demandas judiciais, sendo necessária a construção do atual prédio para uma adequada prestação dos serviços forenses. Assim, as atividades ganharam novo endereço, localizado na Rua Aristides Caire 53, em janeiro de 2007. 

Situado em uma área central – entre o Jardim do Méier, Hospital Municipal Salgado Filho, 2º Grupamento de Bombeiro Militar e a 23ª Delegacia de Polícia Civil – o Fórum do Méier recebeu, até o primeiro semestre de deste ano, 15.872 processos, sendo apenas 84 deles em meio físico e o restante eletrônico. Nos dois anos anteriores, 2019 e 2020, foram distribuídos para o órgão 33.926 processos, na forma eletrônica em sua maioria. 

Ao todo, o Fórum Regional Desembargador José Rodriguez Lema possui 14 varas: da 1ª a 7ª Varas Cíveis, 2ª a 5ª Varas de Família, XII e XIII Juizados Especiais Cíveis e V Juizado Especial Criminal. Nos últimos 30 meses as sete Varas Cíveis juntas computaram um total de 18.592 processos. Já as quatro Varas Criminais somaram 13.398. Os dois Juizados Cíveis contabilizam 38.264 processos e o V Juizado Especial Criminal 5.427. 

Gestão participativa

Além da prática de cessão de espaço para campanhas públicas de vacinação, o Fórum do Méier marca presença em diversas outras atividades. Muitas tiveram que ser suspensas por conta da pandemia, mas a lista de participações em eventos é extensa e tão logo seja possível elas serão retomadas. Entre elas estão: feira de adoção de cachorros e gatos em parceria com a Suipa , arrecadação de alimentos, doação de sangue, aula de yoga, feira de alimentos orgânicos em parceria com a Associação de Agricultores Biológicos do Rio, e doação de cabelo através da campanha em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chamada “Seu cabelo pode fazer a diferença no tratamento de pacientes com câncer”. Essa última iniciativa consistia no corte gratuito para quem doasse dez centímetros do cabelo para produção de perucas doadas à pacientes em tratamento contra o câncer. 

Como diretora titular do fórum desde 2013, a juíza Claudia Márcia Gonçalves Vidal acredita que o papel da justiça é romper barreiras. E dar visibilidade para boas ações é, nesse sentido, fundamental. 

“O nosso objetivo é sempre atender bem as pessoas, acolhendo-as e ouvindo o que elas têm a nos contar, o motivo pelo qual nos procuraram. E esse olhar humano, de cuidado, não parte apenas dos magistrados. Todos, do zelador ao juiz, colaboram para que isso aconteça. Aqui a gestão é participativa para que sejamos de fato um agente social e de mudança” destaca a magistrada. 

Bairros de abrangência do Fórum Regional do Méier

Inhaúma, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Maria da Graça, Tomás Coelho, Abolição, Água Santa, Cachambi, Consolação, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Méier, Piedade, Pilares, Riachuelo, Rocha, Sampaio Correia, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Jacarezinho, Vieira Fazenda e Complexo de Manguinhos.

Endereço: 

Rua Aristides Caire, número 53. 

Horário de atendimento:

Em virtude da pandemia de Covid-19, o horário de atendimento atualmente é das 11h às 17h.

IA

Fotos: Brunno Dantas/TJRJ