Autofit Section
Mais de duas mil pessoas já visitaram exposições sobre os 270 anos dos tribunais de Justiça e violência contra a mulher
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 10/11/2022 15:10

Aberta ao público desde o último dia 20 de setembro, a exposição Tribunais do Rio de Janeiro - 270 Anos - Da Relação ao Tribunal de Justiça recebeu 1.325 visitantes até o final de outubro, dentre turmas de faculdades de Direito e de escolas de ensino médio e fundamental, além de visitantes espontâneos. Entre os destaques da exposição estão os originais dos Livros de Registro de Posses dos desembargadores da Relação do Rio de Janeiro, de 1752, e o da Casa da Suplicação do Brasil, de 1808, além de processos restaurados no Museu da Justiça, dos quais o mais antigo é um Embargo de Suspeição, que tramitou no juízo ordinário da Vila de Paraty em 1716.

Também podem ser vistos o inventário da Princesa Isabel e do Conde d’Eu, processos de escravizados e crimes de grande repercussão, como o do caso Febrônio Índio do Brasil e o inquérito sobre a morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Todos os documentos exibidos estão digitalizados e podem ser consultados através de QR-Codes ou no portal do Museu da Justiça. Já a versão virtual da exposição pode ser encontrada na página do Museu da Justiça, no link http://ccmj.tjrj.jus.br/tribunais-rj-270anos .

Para a aluna Gabriela Almeida, da Escola Municipal Vera Felizardo, que fica em Arraial do Cabo, o trabalho desenvolvido pelos educadores do Museu foi um diferencial. “Eu gostei muito de como o lugar é e da “pegada” do teatro. Foi muito interessante para a interação. É realmente um lugar que eu gostei muito e vou tentar vir de novo”, afirmou Gabriela, que visitou a exposição no último dia 7 de novembro com professores, responsáveis pelos alunos e colegas.

Para Beatriz da Silva Moreira, uma das responsáveis, a experiência foi enriquecedora. “Foi muito especial a visita e ter todo esse acervo exposto para a gente poder ver, relembrar e saber da história da justiça no Brasil é enriquecedor. Aprendi muito com os guias, acredito que os alunos também tenham aprendido bastante coisa interessante”, afirmou.

Exposição Presenças Invisíveis na OABRJ

Após uma temporada de sucesso no Museu da Justiça do Rio de Janeiro, com quase cinco mil visitantes, a exposição Presenças Invisíveis está aberta para visitação no 9° andar da seccional da OAB no Rio de Janeiro, já tendo sido visitada por mais de 850 pessoas desde sua inauguração no dia 19 de outubro. A parceria foi uma iniciativa da CAARJ com o apoio da OABRJ.

A exposição apresenta obras desenvolvidas sobre lençóis, símbolo forte e tão presente neste universo de violência, que foram pintados por mulheres abrigadas em casas de apoio. A servidora do TJRJ e curadora da exposição Isabela Francisco produziu a maior parte das peças a partir de cliques da fotógrafa Rosane Naylor, realizados durante as visitas à Casa Abrigo Lar da Mulher, quando as mulheres executaram os trabalhos artísticos.

Presenças Invisíveis permanece na sede da OABRJ, no Centro do Rio, até o dia 9 de dezembro, das 9h às 18h, no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, 9º andar.

                                                    Alunos da Escola Municipal Vera Felizardo vieram de Arraial do Cabo para visitar o Museu da Justiça do Rio

 

Serviço

Tribunais do Rio de Janeiro - 270 Anos - Da Relação ao Tribunal de Justiça

Museu da Justiça do Rio de Janeiro – Rua Dom Manuel, 29 – Centro De 2ª a 6ª feira, das 11h às 17h – Até 16 de dezembro

Presenças Invisíveis

OABRJ – Av. Marechal Câmara, 150 – 9º andar

De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h – Até 9 de dezembro