Autofit Section
TJRJ inicia campanha de prevenção ao suicídio e pelo cuidado da saúde mental 
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 01/09/2022 16:55

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) começa nesta quinta (1º/9) uma campanha de prevenção ao suicídio e pelo cuidado com a saúde mental. É a campanha Setembro Amarelo, que marca a importância de trabalhar a promoção da saúde. 

O suicídio é considerado uma questão de saúde pública. Dados da Unicamp revelam que 17% dos brasileiros já pensou em cometer o suicídio em algum momento da vida. A psicóloga Maria Araci Martins Breckenfeld, do Departamento de Saúde (Desau) do Tribunal, justifica que o TJRJ deve abordar o tema, através da campanha, para eliminar tabus e esclarecer os públicos interno e externo. 

“Numa sociedade pós-pandemia, em que a depressão e a ansiedade estão muito presentes, é muito importante a gente falar, dar voz e esclarecer sobre os transtornos mentais”, explica. 

Maria Araci conta que mais de 95% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. “É importante buscar ajuda psicológica, psiquiátrica”. Ela complementa, destacando  que a busca por ajuda é fundamental. 

“É um ato de coragem. Nesse intuito, a gente quer transmitir a mensagem de que não estamos sozinhos, de que podemos sim, podemos e devemos buscar ajuda da mesma forma como nós recorremos a um médico, como as mulheres recorrem ao ginecologista, a prevenção no dentista. A gente pode buscar a ajuda da psicologia e da psiquiatria para que nós tenhamos bem-estar na nossa vida e no nosso trabalho”, explicou. 
Durante o mês, postagens nas redes sociais do TJRJ vão trazer informações sobre a prevenção ao suicídio. Para o público interno, os Fórum Central e o de Duque de Caxias terão voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) distribuindo material explicativo sobre a campanha e esclarecendo dúvidas sobre a prevenção do suicídio. 

No dia 21 de setembro, às 15h, haverá uma palestra em parceria com a Amil sobre depressão para os servidores. O palestrante será o psiquiatra Claudio Moreal.  

A campanha Setembro Amarelo conta com a participação das diretorias-gerais de Gestão de Pessoas (DGPES) e de Comunicação e Difusão do Conhecimento (DGCOM). 

O Museu da Justiça do Rio também aderiu à campanha. Durante o mês de setembro, quem passar pelo histórico prédio  verá a iluminação amarela que o adorna. O gesto é uma forma de alertar as pessoas sobre o suicídio e promover suas formas de prevenção.

Fachada do Museu da Justiça com luzes amarela                                           Museu da Justiça ganha iluminação especial para campanha Setembro Amarelo 

 

FB/FS

Foto: Felipe Cavalcanti/TJRJ