Autofit Section
Iniciativa do Portal do Conhecimento integra o Banco de Boas Práticas do Instituto Innovare
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 19/01/2024 17:55

A consolidação de toda a legislação, jurisprudência, doutrina e informações concernentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em um único canal de comunicação levou o Portal doConhecimento do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro a ser inserido no Banco de Boas Práticas da 20ª Edição do Prêmio Innovare.

A prática dissemina e facilita o acesso à informação e ao conhecimento produzidos no âmbito do TJRJ, fortalecendo os laços entre os operadores do sistema de justiça e a sociedade civil.

Entre as áreas contempladas estão os sistemas de pesquisa de jurisprudência, como precedentes, sentenças selecionadas, ações coletivas, inconstitucionalidades indicadas e julgados selecionados por desembargador. Também podem ser consultadas informações sobre suspensões de prazo na capital e interior e legislações selecionadas. 

Servidores e colaboradores da Secretaria-Geral de Administação (SGADM) do Tribunal foram os responsáveis pela organização e disponibilização de conteúdos.

A secretária-geral de Administração, Jacqueline Leite Vianna Campos, ressaltou: “No início da atual gestão, o Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento (DECCO) passou a integrar a estrutura administrativa da Secretaria Geral de Administração, e verificamos o grande potencial que o Portal do Conhecimento poderia ter junto à comunidade jurídica e à sociedade em geral. Assim, iniciamos estudos para implementarmos um layout mais moderno, intuitivo, amigável e dinâmico. Em paralelo, integramos o trabalho das equipes de todos os departamentos da SGADM (DECCO, DEGEA, DEADM e DEACO) em busca de aprimorar seu conteúdo e otimizar a forma de disseminação do conhecimento no âmbito deste Tribunal. Toda a integração entre as unidades — o empenho e o trabalho desenvolvidos em 2023 — se reflete na inclusão do Portal do Conhecimento no banco de práticas do Innovare, o que é motivo de muito orgulho para toda a SGADM”.

“O Portal do Conhecimento tem desempenhado um papel importante ao constituir um locus único de disponibilização de variedade de conteúdos relevantes produzidos no âmbito do TJRJ. Várias modificações foram realizadas em 2023 visando ao aprimoramento da estruturação e disseminação do conhecimento produzido no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. A inclusão do Portal do Conhecimento no banco de práticas do Innovare reflete o compromisso contínuo do Portal em fortalecer os laços entre o Tribunal de Justiça, operadores do sistema de justiça e a sociedade civil. Estamos muito felizes em saber que podemos servir de inspiração para as práticas de outros tribunais”, complementou Ana Paula Delgado, Diretora do DECCO.

Acesse aqui o Portal do Conhecimento

 

Departamento de Comunicação Interna