Autofit Section
Tribunal de Justiça do Rio ganhará novo portal
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 18/01/2024 16:16

A partir da próxima segunda-feira (22/01), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro contará com um novo site. A iniciativa faz parte do compromisso da gestão do presidente Ricardo Rodrigues Cardozo com a modernização do TJRJ na área de tecnologia.

Para viabilizar a implementação do novo portal, o atual presidente, que já havia modernizado o site da Corregedoria Geral da Justiça no biênio 2020/2022, determinou a criação de dois Grupos de Trabalho GT Layout e GT Site – que atuaram durante todo o ano de 2023 sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência Alberto Republicano de Macedo Júnior, com a participação da Secretaria-Geral de Tecnologia da Informação (SGTEC) e do Departamento de Comunicação Interna (DECOI).

“A modernização do site fazia parte do meu plano de gestão. Quando encomendei este estudo, eu orientei para que o site fosse intuitivo, especialmente para o cidadão. O que me preocupava principalmente era o público externo, o advogado e o cidadão que precisam das informações”, ressaltou o presidente do TJRJ na reunião de apresentação do novo portal, que aconteceu na última quarta-feira (17/01), no Salão Nobre Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos.

No evento de apresentação do site para o presidente, para os juízes auxiliares da Presidência e para os secretários-gerais, o juiz Alberto Republicano ressaltou alguns pontos importantes: “Buscamos diminuir os acessos replicados, que eram comuns no site antigo, além de facilitar e apresentar os acessos ao cidadão, ao servidor, ao magistrado e ao advogado. Também aprimoramos as ferramentas de acessibilidade, especialmente na versão mobile”.

“O que se pretende com o lançamento do novo site é a acessibilidade do cidadão. Antes, havia vários caminhos para chegar em um ponto. Agora, há facilidade de acesso. Isso faz com que os servidores, magistrados e advogados naveguem pelo portal com muito mais fluidez”, considerou o chefe de gabinete da Presidência, Gilvan Alves.

Com um layout mais moderno, seguro e interativo, o novo site do TJRJ será responsivo a dispositivos móveis e oferecerá um conteúdo organizado por público-alvo, tornando a página mais objetiva e de fácil navegação. Sobre o tema, a diretora do DECOI, Aline Müller, pontuou: “O site é a porta de entrada do Tribunal de Justiça. No entanto, durante muitos anos, não houve um estudo de layout e uma melhor organização do seu conteúdo. Agora, com o novo layout, o público poderá utilizar as ferramentas do site de forma simples e intuitiva”.

“O projeto gráfico buscou uma identidade visual que padroniza ícones, formas e cores, observando as ferramentas de acessibilidade. O portal proporcionará uma experiência mais interativa nas páginas de notícias, informações e vídeos”, complementou a diretora da DIVIS/DECOI, Georgia Kitsos.

 

O Portal

 

Antes e Depois

 

O site do TJRJ, com o layout antigo, está há 13 anos no ar. Em 2023, o conteúdo e o design do portal passaram a ser gerenciados pelo Serviço de Gerenciamento de Conteúdo do Site, integrado ao Departamento de Comunicação Interna (DECOI/SESIT), gerando agilidade e redução de gastos para o Tribunal.

A identidade visual do novo site será responsiva aos formatos desktop e mobile e contará com total acessibilidade, conferência de links e a ferramenta mapa de calor, que permite acompanhar padrões de interação e comportamento do usuário.

 

Na primeira foto: as juízas Eunice Haddad, presidente da AMAERJ, e Marcia Succi, 1ª tesoureira da Associação, com o presidente do TJRJ Ricardo Cardozo e o juiz auxiliar da Presidência Alberto Republicano. Na segunda foto, o presidente do TJRJ Ricardo Cardozo, o juiz auxiliar da Presidência Alberto Republicano, o chefe de Gabinete da Presidência Gilvan Alves, a diretora do DECOI, Aline Muller; a diretora da DIVIS, Georgia Kitsos e Monique Cadinelli, da SESIT.

 

 

 

Fotos: Rosane Naylor

Departamento de Comunicação Interna