Autofit Section
TJRJ lança vídeo institucional sobre Justiça Itinerante Marítima
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 24/04/2023 18:32

Mambucaba, 4º distrito de Angra dos Reis, a mais de 200km da capital fluminense.

Essa é a região que protagoniza o vídeo institucional sobre a edição mais recente da Justiça Itinerante Marítima, direcionada à população residente de áreas remotas dos municípios de Angra dos Reis e Paraty.

No vídeo, histórias de vida contadas na Justiça Itinerante. A equipe do Departamento de Comunicação Interna do TJRJ (DECOI) acompanhou alguns cidadãos que encontraram no programa uma via para solucionar as suas demandas, de forma simples e rápida.

A jornada, que durou uma semana, faz parte de um projeto ainda mais amplo: a Justiça Itinerante, programa do TJRJ no qual os magistrados, junto a membros da Defensoria Pública e do Ministério Público, além de integrantes de outros órgãos, como o DETRAN-RJ, vão ao encontro de cidadãos que enfrentam dificuldades no acesso aos serviços públicos. 

De acordo com o membro da equipe de coordenação do programa, Rodrigo Pimentel, alguns dos principais serviços ofertados ao público são: conversão de união estável em casamento, divórcio, resolução de questões relativas à guarda e pensão alimentícia, tutela, curatela, registro tardio e retificação de registro.

Pimentel afirma ainda que a Justiça Itinerante vem passando por um processo de evolução que acompanha as transformações sociais:  “A Justiça Itinerante vai se modernizando, se moldando conforme a realidade social. Estou há oito anos no projeto e há muitas coisas que naquela época nem pensávamos em fazer, como a requalificação civil (retificação de nome e gênero), que era uma coisa que existia de fato, mas o direito ainda demorava a acompanhar. Hoje em dia, já se tornou algo corriqueiro”.

O cuidado e a celeridade na prestação jurisdicional foram destacados de forma positiva nos depoimentos do público de Mambucaba: “Nós precisávamos fazer a retificação porque já fizemos a transição e não dava para continuar com o nome antigo. Ficava muito constrangedor nos lugares. A preocupação deles [equipe da Justiça Itinerante] foi muito grande conosco. Ligaram para a gente e foi tudo resolvido. Hoje é um dos dias mais felizes das nossas vidas”, contam Flavio e Pirimpola Neves, casal trans atendido pelo programa.

 

Assista abaixo ao vídeo institucional da Justiça Itinerante Marítima, gravado no distrito de Mambucaba:

 

 

Departamento de Comunicação Interna