Autofit Section
Juíza do TJRJ media painel no 4º Fórum Nacional de Alternativas Penais
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/09/2023 19:58

A juíza Cláudia Márcia Gonçalves Vida, titular do V Juizado Especial Criminal da Capital, mediou na quinta-feira (14/9), o painel “Direito e Saúde: redes de alternativas penais e política de redução de danos”, durante a realização da 4ª edição do Fórum Nacional de Alternativas Penais (Fonape). Considerado um dos principais espaços de reflexões e debates sobre as alternativas penais no Brasil, o Fonape é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. Neste ano, o 4º Fonape aconteceu em Brasília- DF.

O painel mediado pela juíza Cláudia Márcia, contou com as participações do juiz Fabio Estevez, do TJDF; da professora de Enfermagem da USP Natália Priolli Jora Pegoraro; e de Fabio Pereira Campos, membro da Associação de Amigos/as e familiares de presos/as.

“Passados mais de 20 anos da introdução das penas e medidas alternativas no sistema criminal brasileiro, continuamos a passar longe do ‘olhar individualizado e cuidadoso’ que temos que ter com cada uma das vidas que são colocadas em nossas mãos. Um olhar que não consegue dissociar o homem de seu estado e de seu passado, de sua história, de sua origem. Nosso tema se localiza em uma interseção entre o campo jurídico e o da saúde. Mais do que nunca, temos sido provocados, como jurista, a acessar outros saberes que vão nos fazer sentir melhor com os nossos julgamentos. Ousaria dizer, inclusive, que essa busca por novos saberes é que vem nos permitindo TROCAR AS LENTES, como ensina HOWAR ZEHER, para incorporar em nosso dia a dia técnicas que trazem para o centro de discussão não mais a demanda, o conflito, mas o homem em sua plenitude e integralidade”, destacou a juíza Cláudia Márcia em sua intervenção.