Autofit Section
Administração do TJRJ se reúne em Itaperuna com juízes do Noroeste Fluminense
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 15/09/2023 09:59

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, com juízes no Fórum de Itaperuna

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, participaram, na quinta-feira (14/9), de reunião com juízes do 10º Núcleo Regional (NUR), no Fórum de Itaperuna (Noroeste Fluminense). No encontro foi anunciada a chegada de novos equipamentos de informática para os fóruns e as medidas que visam a melhorar o atendimento à população. 

Entre as novidades, está a realização de um concurso regionalizado para residentes jurídicos, a fim de garantir que as comarcas tenham residentes locais. Cada magistrado do Estado contará com um residente jurídico. O edital de concurso será publicado em breve. Também está prevista a chamada de pelo menos 200 novos servidores, 1.300 estagiários, aumento da velocidade de conexão de internet nos fóruns, que passará para 200 Megas, a criação de um comitê gestor para fazer do Processo Judicial Eletrônico (PJe) um sistema melhor e a implementação de Inteligência Artificial para agilizar processos judiciais 

“A prioridade da minha gestão é o primeiro grau de jurisdição. Ele é o retrato do Judiciário. Se vocês tiverem bons instrumentos, isso vai impactar positivamente em todo o Tribunal. As nossas visitas aos NURs têm sido muito boas. O objetivo dessa reunião é trocar ideias, saber o que está acontecendo e o que nós da administração podemos auxiliar. Queremos ouvir as carências e problemas da região, o que estão precisando. A administração atual está aqui para compartilhar com vocês porque estamos no mesmo barco.  O objetivo é prestar um bom serviço à sociedade”, disse o desembargador Ricardo Cardozo. 

Também foram tratados no encontro temas como aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, força de trabalho, balcão virtual, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), apresentação de presos, infraestrutura, informática, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), laboratório de inovação e governança. 

O desembargador Marcus Basílio falou sobre o 10° NUR e o papel da Corregedoria

“Recebo advogados que elogiam muito essa região. Parabenizo vocês por isso. O perfil da Corregedoria é de orientar, capacitar, fiscalizar, corrigir e, por último, tem a punição. Sempre que houver cobrança de cumprimento de metas recebam como uma ajuda. Quero que a Justiça funcione e precisamos trabalhar juntos para solucionar os problemas.” 

Participaram do encontro os juízes Alberto Republicano, Fernanda Xavier de Brito, Ana Paula Barros e Renata Guarino, auxiliares da Presidência do TJ;  o juiz Marcello Rubioli, auxiliar da Corregedoria; a juíza Eunice Haddad, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj); a juíza Leidejane Chieza, dirigente do 10º NUR; o juiz Maurício Garcia, diretor do Fórum; e o juiz Rodrigo Rocha de Jesus, presidente da 10ª Regional da Amaerj (Itaperuna); e secretários da presidência do TJ. 

 O 10º NUR abrange Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, Italva/Cardoso Moreira, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula e Santo Antônio de Pádua. 

 

A juíza Leidejane Chieza, dirigente do 10º NUR; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Basílio; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o juiz Maurício Garcia, diretor do Fórum de Itaperuna; e a juíza Eunice Haddad, presidente da Amaerj

 

AB/MB

Fotos: Rosane Naylor/TJRJ