Autofit Section
Um dia para doar sangue e fazer o bem
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/09/2023 19:20

                                                                                Doadores comparecem a ação do Hemorio no TJRJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Hemorio, realizou mais uma edição da campanha de doação de sangue no térreo da Lâmina III nesta quinta-feira (14/09), das 11h às 16h. “A doação de sangue é um dos maiores atos de amor que o ser humano pode fazer aos seus semelhantes”, ressaltou o secretário-geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRJ Antônio Francisco Ligiero.

Para o médico Odilon Valle, responsável pela equipe médica, o objetivo de campanhas como essa é reeducar o povo sobre a importância de contribuir e ampliar os estoques de sangue em um nível seguro. “Você vai para o hospital, vai fazer uma cirurgia ou chegou lá com uma hemorragia, precisará de sangue. O ideal é começar a criar um vínculo do doador com os serviços que coletam o sangue. E a coleta externa nas instituições, como aqui no Tribunal, é importante para poder aumentar os estoques para atender a população”, anunciou.

“Esta é a primeira vez que estou doando. E eu demorei um pouquinho para tomar esta atitude, mas entendi que precisava ajudar o próximo. A minha motivação para vir hoje foi ajudar quem precisa, além de eu viver uma experiência diferente. Doar sangue é dar esperança para os outros. E creio que, se algum dia eu precisar, também terão pessoas iguais a mim que farão esse tipo de contribuição”, contou o estudante Patrick Rodrigues Coelho Tomaz da Silva, que veio com uma amiga do Fórum de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, para doar.

A servidora da Divisão de Procedimentos Administrativos da Corregedoria Geral (DIPAD), Cátia Medeiros, já doou sangue outras vezes - a última vez, inclusive, foi na doação que teve no TJRJ em março deste ano. “Eu já ajudei outras vezes antes, uma vez aqui no Tribunal. Eu nunca precisei de doação de sangue e nenhum familiar meu também não, mas a gente busca minimizar um pouco o sofrimento das pessoas que precisam. A doação de sangue é vida, é ajuda e é disponibilidade para quem precisa”, apontou. 

Na primeira campanha de doação de sangue no TJRJ após a pandemia, em 22 de março de 2023, o Hemorio alcançou a meta de 120 bolsas de sangue nas primeiras horas e ainda sobrou uma fila de pessoas para doar. Pensando nisso, a chefe de serviço de Planejamento e Apoio aos Programas de Ação Social (SEPIS) da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) Cláudia Brogno Marques afirmou que planejará fazer esse trabalho em dois dias a cada seis meses. “Por orientação do Ministério da Saúde, cada campanha de doação de sangue só pode recolher o número máximo de 120 bolsas por vez. Mas, como a gente tem demanda e tem pessoas dispostas a doar, ano que vem ampliaremos a ação para dois dias seguidos por semestre”, disse.

A doação pode ser feita por qualquer pessoa saudável, que tenha entre 16 e 69 anos de idade, que pese mais de 50 kg e esteja bem alimentada no dia. Para menores de 18 anos, é necessária a apresentação de uma autorização assinada pelo responsável, além de um documento de identificação original do responsável e do adolescente doador. O termo de autorização e a agenda completa com todos os pontos de coleta de sangue externos do mês podem ser consultados no site do Hemorio.

A ação foi planejada pelo Departamento de Acesso à Justiça, à Ação Social e à Acessibilidade (DEAJU), por meio do Serviço de Planejamento, Monitoramento e Apoio aos Programas de Ação Social (SEPIS) da Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS) do TJRJ.

(KB com supervisão de MB)
Fotos: Georgia Lara/TJRJ