Autofit Section
TJRJ inicia o Encontro de Gestores Judiciários
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 02/04/2024 17:22

TJRJ inicia o Encontro de Gestores Judiciários


Servidores responsáveis pela gestão em unidades administrativas do Tribunal iniciaram nesta terça-feira (02/04), uma jornada de conhecimento. Durante dois dias, secretários-gerais, chefes de gabinete e diretores de departamentos e de divisões participarão de encontros para compartilhamento de melhores práticas, debates, desenvolvimento de estratégias e busca por soluções inovadoras.

 

 

O primeiro dia do “Encontro de Gestores Judiciários com Painéis Temáticos” foi aberto pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJRJ, que estava acompanhado da juíza auxiliar da Presidência Fernanda Xavier de Brito. O presidente falou sobre a importância de uma boa administração para que o Tribunal possa atender com excelência às demandas da sociedade. 

“O desafio desse encontro é mostrar aos gestores que é preciso aproveitar as novas técnicas de gestão para propiciar um melhor resultado em suas atividades, seja na área administrativa, reduzindo a burocracia, ou na área judicial, proporcionando uma prestação da jurisdição mais célere e eficiente”, ressaltou o desembargador Ricardo Cardozo.

Ao afirmar a importância do uso da tecnologia pelos servidores, o presidente destacou: “É muito importante o desenvolvimento da tecnologia, mas também é fundamental a boa convivência social para produzir bons resultados.”

A primeira palestra “Desafios e tendências na gestão pública e judiciária” foi ministrada pelo professor Paulo Roberto de Mendonça Motta, presidente do conselho diretor da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA).

“A novidade administrativa nos chega todos os dias. Estamos preocupados com isso, mas é preciso pensar como será o trabalho humano no futuro. A ciência do artificial está avançando para dentro da gestão. Passamos por uma geração de nativos digitais, meninos que nasceram no meio dos dígitos, e vamos entrar numa geração da artificialidade. O gestor deve ter a preocupação com o desempenho, mas sem esquecer que a pessoa humana tem valor”, observou o professor.

 

 

O encontro, no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio, termina nesta quarta-feira (03/04). Entre os temas abordados estão: excelência na gestão, práticas administrativas e desafios no desenvolvimento de líderes.

 

Fotos: Rosane Naylor 

Departamento de Comunicação Interna