Autofit Section
Em série de vídeos, TJRJ informa sobre o processo de habilitação para adoção
Notícia publicada por DECOI - TJRJ em 15/09/2023 18:08

Quem pode adotar? O processo de adoção tem custos? Qual o passo a passo para a adoção?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Departamento de Comunicação Interna do TJRJ produziu uma Série de vídeos informativos sobre o processo de habilitação para adoção na 1ª e 2ª Varas da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.

Acessíveis por meio do portal do Tribunal, os quatro vídeos tratam das questões mais relevantes sobre o tema da adoção. A psicóloga do TJRJ Érika Piedade reafirma que a adoção é um processo de jurisdição voluntária e totalmente gratuito, e cita os documentos e certidões exigidos.

A série apresenta também o número de crianças disponíveis para adoção. A psicóloga explica que as preferências por crianças brancas, pequenas e do sexo feminino dificultam o processo, apesar de haver mais habilitados para a adoção do que crianças e adolescentes disponíveis para serem adotados.

"É importante que a sociedade seja esclarecida sobre a acessibilidade do procedimento de habilitação para adoção para que não tenha a falsa ideia de que é algo complicado e desista antes mesmo de tentar. Existe muita gente que gostaria de adotar uma criança, mas não sabe por onde começar. E existem muitas crianças esperando por uma família.  Precisamos fazer essa conta fechar”, ressalta a Desembargadora Daniela Brandão Ferreira, Presidente da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (CEVIJ).

 

                                                           

                                                           

 

Departamento de Comunicação Interna