Autofit Section

CEJUVIDA

 

 CEJUVIDA

Plantão Judiciário - Rua Dom Manoel, s/nº

Em frente ao Prédio do Museu da Justiça

Tel. 21.3133.3894 / 21.3133.4144


A Central Judiciária de Acolhimento da Mulher Vítima de Violência de Doméstica - CEJUVIDA foi criada pelo Ato Executivo nº 2610/2010 da Presidência do PJERJ, para dar apoio e auxílio às mulheres e seus filhos menores vítimas de violência doméstica e familiar quando em situação de grave ameaça ou risco.

Integrada ao Plantão Judiciário, a CEJUVIDA foi concebida para servir como um núcleo integrado de apoio aos Juízes competentes e aos Delegados de Polícia, que fora do horário forense, precisam garantir o encaminhamento emergencial seguro e célere de mulheres e seus filhos menores às casas-abrigo.

Este serviço abrange todas as comarcas localizadas a, no máximo, 150 quilômetros da sede do Plantão Judiciário da Comarca da Capital. Funciona diariamente das 18h às 11h do dia seguinte, finais de semana e feriados, prestando inclusive o primeiro atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, sempre que os serviços especializados dos centros de referência não estiverem em funcionamento.

A equipe do plantão judiciário funciona em uma sala privada e é formada por 8 servidores especialmente selecionados e capacitados, com formação em psicologia ou serviço social. Dois motoristas munidos de radiotransmissor e carros do PJERJ, são parte também da equipe de apoio.