Autofit Section
Órgão Especial homenageia desembargadora Myriam Medeiros  
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 27/06/2022 16:45

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) homenageou, no início da sessão desta segunda-feira (27/6), a desembargadora Myriam Medeiros da Fonseca Costa por ocasião da sua aposentadoria.  Ela recebeu a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense.  
 
A desembargadora Maria Augusta Vaz, que atuou juntamente com a desembargadora Myriam por três anos na 4ª Câmara Cível, fez uso da palavra em nome dos demais colegas de magistratura.  
 
“Ela teve uma atuação muito ativa no nosso Tribunal. A querida e ilustre colega cumpriu e exerceu a função à qual se dedicou na vida funcional. Para nós, foi uma honra tê-la como colega e, acima de tudo, no meu caso pessoal, como amiga, presente e sempre muito atenciosa. Desejamos tê-la sempre perto de nós, não se esqueça de nós! E que continue a ser muito feliz e exitosa em tudo que faça, pois sempre fará tudo com muita dedicação. Então, desembargadora Myriam, seja muito feliz e esteja sempre perto de nós!", afirmou.  
 
O 1º vice-presidente do TJRJ, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, que presidiu a sessão, também falou sobre a atuação da desembargadora na magistratura fluminense.  
 
" O destino me concedeu a honra de saudar, no exercício da Presidência deste Tribunal de Justiça, a minha caríssima desembargadora Myriam Medeiros da Fonseca Costa, que encerra uma carreira brilhante na magistratura fluminense. Não pretendo relatar o longo período de convivência que exercemos no nosso mister, mas apenas o tempo em que desfrutamos de uma relação de amizade plena, sem nos preocuparmos com as formalidades do nosso cargo. Tenho certeza de que a caríssima amiga vivenciou, com entusiasmo, cada dia dessa longa trajetória. Combateu um bom combate, não se deixou seduzir pela força do cargo e decidiu sempre com equilíbrio, bom senso, lealdade, inerentes ao cargo juiz”, disse o magistrado, citando, ainda, um trecho da poetisa Cora Coralina: “O tempo muito me ensinou, me ensinou a amar a vida, não desistir de lutar, renascer na derrota, renunciar as palavras e pensamentos negativos, acreditar nos valores humanos, a ser otimista. Aprendi que mais vale tentar do que recuar, antes acreditar do que duvidar, que o que vale na vida não é o ponto de partida, e, sim, a nossa caminhada”.  
 
“Que hoje, desembargadora Myriam, seja apenas a continuidade da caminhada dessa nova etapa da vida, que será, confio nisso, tão profícua quanto foi na magistratura. Seja feliz, minha amiga!", desejou o desembargador.
 
No seu discurso, a magistrada fez agradecimentos à sua família e a colegas de Tribunal, além de parabenizar também os integrantes da atual Administração pelo trabalho desenvolvido. “Nesses 30 anos, procurei cumprir o compromisso que assumi ao tomar posse em 1992 como juíza substituta da 1ª Região. De lá para cá, pelo caminho percorrido, ficou a bela lembrança de tudo que vivenciei nessa jornada de emoções gratificantes, sendo a principal delas a sensação de dever cumprido”, declarou.  

 

Desembargadora Myriam Medeiros recebe Medalha de Honra da Magistratura Fluminense das mãos do 1º vice-presidente do TJRJ, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho
 
 Trajetória 
 
Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Myriam Medeiros da Fonseca Costa ingressou na magistratura estadual em 1992. Na primeira instância, atuou no 7º Juizado Especial Cível de Bangu, na Zona Oeste do Rio, e, posteriormente, na 25ª Vara Cível da Capital. Foi agraciada com a medalha da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj) em 2011, tendo atuado, ainda, em auxílio à 3ª Vice-Presidência. Em 2013, foi promovida a desembargadora, passando a compor a 25ª Câmara Cível e, posteriormente, a 4ª Câmara Cível, desde 2014. 
 
Participou também de duas bancas examinadoras do Concurso da Magistratura de Carreira, inclusive do último concurso, e, na gestão atual, também compôs o Conselho da Magistratura. 

Foto: Brunno Dantas/TJRJ
 
SP/ FS