Autofit Section
Presidente do TJRJ planta muda de pau-brasil na semana comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 07/06/2022 17:25

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, participou, nesta terça-feira (7/6), de mais uma atividade comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Na ocasião, o presidente do TJRJ plantou uma muda de pau-brasil na Lâmina III do Fórum Central, reafirmando o compromisso do Judiciário fluminense com o incentivo às práticas e ideias voltadas para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

“Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente estamos ratificando a orientação determinada pela administração no sentido de apoiar e colocar o Tribunal de Justiça na defesa do meio ambiente e da sustentabilidade. Precisamos ter mais atenção com o meio ambiente para que os espaços públicos sejam preservados e o plantio e cuidado com as árvores sejam ações cada vez mais disseminadas, porque isso representa um sinal de vida e de saúde”, destacou o presidente do TJRJ. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no primeiro dia da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, em 1972 (5 de junho). A data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar os recursos naturais e construir um futuro melhor para gerações futuras. 

 A cerimônia de plantio da muda de pau-brasil contou com a participação do presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade do TJRJ (Cosus), desembargador Heleno Pereira Nunes, e da diretora do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape), Rosiléa Di Masi Palheiro, além de servidores do TJRJ. 

 “O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é um fomentador de opiniões e por isso, essas ações, como o plantio de uma muda de árvore, têm o objetivo não só de promover a defesa de um mundo mais sustentável, como também de incentivo para que outros órgãos, como o Ministério Público, Defensoria Pública, Alerj e o Poder executivo, se sensibilizem em relação a essa questão tão fundamental que é a defesa do meio ambiente”, afirmou a diretora do Deape.

 O plantio da muda de pau-brasil, doada pela Fundação Parques e Jardins, faz parte da série de atividades em defesa do meio ambiente programadas pela Cosus, através do Deape. As ações tiveram início no dia 1º de junho, com a iluminação da fachada do Museu da Justiça na cor verde. 

 Na próxima quinta-feira (9/6), será realizada a palestra "Ações contra a mudança global do clima - iniciativas e desafios na conservação da Mata Atlântica - ODS 13 da ONU". No dia 22 de junho, o Museu da Justiça inaugura a exposição Refloresta Rio. Ainda nos dias 22 e 23 de junho, será promovida a Feira Sustentável do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. A feira acontece no horário das 10h às 16h, na área externa do TJRJ, na Rua Dom Manuel 37.

JM/FS

Galeria de Imagens