Autofit Section
TJRJ promove  ações de incentivo à sustentabilidade no Mês do Meio Ambiente
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 02/06/2022 12:18

O Tribunal de Justiça do Rio promoverá ao longo do mês de junho uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente,  5 de junho. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo. As iniciativas vão desde os destaques à fauna e à flora brasileiras na parte superior do  site do TJRJ, promoção de feira sustentável, distribuição de mudas de plantas ornamentais, plantio de árvore pelo presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, até quiz sobre reciclagem. 

A feira voltada para ações sustentáveis acontece nos dias 22 e 23 de junho, das 10h às 16h, na área externa do TJRJ, na Rua Dom Manuel 37. Lá, a convite do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) do tribunal, estará o estande da plataforma digital Reciclotron, promovendo ação de coleta de pilhas, baterias, carregadores, celulares, equipamentos e acessórios de informática e todo tipo de eletrodoméstico pequeno (veja a lista neste link).  

Para participar é preciso se cadastrar na plataforma, o que pode ser feito no próprio estande por meio de QR Code ou webapp. Após isso, é preciso registrar os produtos e descartar no coletor disponível. Quem proceder dessa forma ganhará pontos que poderão ser acumulados em uma carteira digital e utilizados em ofertas das mais de 30 empresas ecoconscientes participantes do programa de fidelidade.  Ainda no campo da reciclagem, a turma que guarda tampinhas poderá conferir no que se transforma o material doado. 

Na feira, com total de dez expositores, o público também encontrará informações sobre sustentabilidade financeira e sobre como obter créditos para painéis solares; além de alimentação sustentável (Restaurante Senac) e dicas de saúde (Amil). E quem gosta de verde poderá levar para casa uma muda de planta ornamental do Programa Refloresta Rio, da Prefeitura do Rio. Na feira também serão sorteados ingressos para entrada no Santuário do Cristo Redentor.

No dia 22 de junho, bem pertinho da feira, o Museu da Justiça inaugura exposição sobre o Programa Refloresta Rio.