Autofit Section
Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis realiza encontro entre idosos de instituição de longa permanência e alunos
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 19/05/2022 18:16

A Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, na região serrana do Rio, realizou a 1ª edição do projeto ‘ReciprocidArte’, iniciativa que tem como objetivo promover a autoestima de residentes em instituições de longa permanência e, com isso, minimizar o impacto das alterações emocionais decorrentes do envelhecimento.  

No último dia 12 deste mês, os idosos da ILPI Casa São Vicente de Paulo e alunas do colégio CEROM se reuniram para um bate-papo informal. Além da troca de experiências, o encontro também teve jogos de mesa – como dominó e jogo da memória – e bingo.  

O projeto ‘ReciprocidArte’ foi desenvolvido a requerimento da Comissão de Articulação de Programas Sociais (Coaps) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Por meio da interação com alunos da rede regular de ensino, a ação promove a visibilidade dos idosos, demonstrado o quão ainda são capazes de produzir em atividades ligadas ao universo da tecnologia, das artes, da música e da cultura.   

Para a juíza Vania Mara Nascimento Gonçalves, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, os encontros são vistos pelos idosos como um evento social, alegre, revigorante, diferentes da rotina focada em remédios, médicos e tratamentos de saúde.  

“Os jovens transmitem alegria, a energia do sorriso, o olhar vívido e cheio de esperança, a vivência de uma realidade dinâmica, que muda a cada instante, além de poderem demonstrar o carinho e o respeito àqueles que forjaram o mundo para eles. Nessa troca, quebram-se preconceitos entre as diferentes gerações e todos ganham”, contou a magistrada.