Autofit Section
Auditoria interna é tema de campanha nacional no mês de maio
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 17/05/2022 17:36

Umas das principais ferramentas para a otimização de resultados e o alcance de um melhor desempenho em uma organização, a auditoria interna permite a identificação de melhorias em processos, desperdícios, retrabalhos ou outros aspectos importantes para o direcionamento estratégico da estrutura organizacional.  

Uma campanha nacional promovida pelo Instituto dos Auditores Internos (IAA) Brasil, neste mês, busca dar visibilidade à atividade, considerando que maio é o mês internacional de conscientização da auditoria interna.  Planejamento, recomendações, monitoramento, avaliação da qualidade dos serviços, produzindo informações gerenciais e promovendo a melhoria contínua são algumas das ações realizadas pelo segmento.  

No Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), essas atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Auditoria Interna (NAI), que tem como missão assessorar o presidente na avaliação da gestão contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e operacional do Poder Judiciário fluminense com o objetivo de agregar valor, melhorar as operações e auxiliar o TJRJ a alcançar seus objetivos.  

Entre as atividades desenvolvidas pelo NAI estão a avaliação e aprimoramento da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controles internos e governança, buscando adicionar valor e melhorar as operações da gestão. Como benefícios são obtidos o aprimoramento e fortalecimento do ambiente de controle institucional; a dinamização das rotinas de trabalho e otimização dos controles efetuados; a melhoria da informação, da comunicação e das atividades de controle das unidades e mapeamento do processo de implementação da gestão de riscos na Justiça estadual. 

Há também a normatização do Programa de Qualidade de Auditoria, que contribuirá para maior agregação de valor por parte do trabalho do Núcleo de Auditoria Interna na busca pelo atendimento dos objetivos da unidade e do próprio tribunal, especialmente quanto ao aperfeiçoamento da gestão administrativa, bem como do aumento da credibilidade e da objetividade da ferramenta. 

“A auditoria interna tem sido um importante aliado do Judiciário fluminense no alcance de uma prestação jurisdicional cada vez mais efetiva, de modo mais produtivo, célere e com uso mais eficiente dos recursos humanos e materiais”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. 

SP/MB