Autofit Section
Lançamento do II Concurso de Poesia Palavra Viva para pessoas com 60 anos ou mais lota Sala Multiuso do Museu da Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 05/04/2022 16:04

Grupo de participantes do lançamento do II Concurso de Poesia Palavra Viva se reúnem no Museu da Justiça com os braços para o alto                                                    Público se reúne  no Museu da Justiça durante lançamento da II Concurso de Poesia Palavra Viva Sala Multiuso do Museu da Justiça 

Lindacy Fidelis da Silva, 64 anos, mal sabia ler e escrever. Um dia, há 9 anos, começou a escrever poesia e não parou mais. Ela, que descobriu um mundo novo através das palavras com doces rimas, vai ser uma das dezenas de pessoas com 60 anos ou mais, que participará do II Concurso de Poesia Palavra Viva, cujo lançamento aconteceu na manhã de hoje (5/4), na Sala Multiuso do Museu da Justiça, no Centro do Rio.

O concurso é uma parceria inédita entre o Museu da Justiça do TJRJ e a Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV).

Com o auditório lotado, o público presente, de todas as idades, cantou e apreciou poesias declamadas pela diretora do museu Simone Fontarigo, apaixonada pelo gênero literário e que recepcionou a todos. Idosos das Casas de Convivência Bibi Franklin Leaç e Maria Haydee estiveram presentes. 

Imagem da plateia acompanhando sentada poesias sendo declamadas

                                                    Público presente na sala multiuso do Museu da Justiça acompanha poesias declamadas no evento   

O secretário do Envelhecimento saudável e Qualidade de Vida Junior da Lucinha frisou a importância da parceria com o Museu da Justiça e do concurso, cujo tema para os autores desenvolverem suas poesias este ano será: “A cidade”.

“Estou extremamente honrado em poder participar desse evento e dessa valorosa parceria com o Museu da Justiça. É extremamente importante esse tipo de evento, em que nossa população acima dos 60 anos pode demonstrar seus talentos. Importante frisar que mais que perguntar o que você quer ser quando crescer, é mais importante ainda perguntar: o que você quer ser quando envelhecer”, disse o secretário.

Ao som do violonista Antônio Carlos Bernardo de Freitas, o Cacau da Bahia, e na voz de Ello Machado, que encantou a todos ao cantar “ Isto aqui, o que é”, de Ary Barroso e “Chuva de Verão”, de José Augusto, foram apresentados alguns dos nomes que comporão a banca julgadora dos trabalhos e cada etapa até a premiação.

Este é o segundo ano do concurso, cuja primeira edição aconteceu em 2021 e foi promovido pela prefeitura do Rio.

Entre os integrantes da banca julgadora, estiveram presentes ao lançamento do concurso, além do secretário da SEMESQV e da diretora do Museu da Justiça,  Daniel Silva Lima, da Caixa Cultural; Juliana Travassos, do MAM Rio; Luciana Zarur, da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idosos da Capital; Isabela Francisco, do Museu da Justiça, entre outros.

Ao final da cerimônia, os presentes foram convidados a assistir a exposição “Presenças invisíveis”, em cartaz no Museu da Justiça, composta por intervenções dramáticas e comoventes de mulheres vítimas de violência doméstica e que hoje vivem em abrigos.

Cronograma do II Concurso de Poesia Palavra Viva
11/04 – Publicação do regulamento no Diário Oficial da Prefeitura
12/04 a 30/04 – Período para envio dos trabalhos inscritos
01/05 a 25/05 – Período para a banca receber e avaliar os trabalhos inscritos
6/06 - Anúncio do resultado do concurso
16/06 – Evento de encerramento do concurso
 
PF

Fotos:  Rosane Naylor