Autofit Section
Reunião apresenta sistema do CNJ que facilita combate à corrupção
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 30/03/2022 18:09

O uso da tecnologia no combate à corrupção. O Sniper (Sistema Nacional de Pesquisa Patrimonial e Recuperação de Ativos), desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), facilita a pesquisa e recuperação de ativos em processos envolvendo crimes complexos contra sistemas financeiros, como corrupção e lavagem de dinheiro. Na tarde desta quarta-feira (30/3), a ferramenta foi apresentada por representantes do CNJ ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. 

Durante a reunião, o juiz do CNJ Dorotheo Barbosa Neto, que participou do encontro através da plataforma Microsoft Teams, explicou que o Sniper foi desenvolvido com o intuito de facilitar o trabalho de magistrados e servidores. Isso porque a plataforma possibilita o cruzamento de informações armazenadas em diferentes bases de dados. 

“O Sniper sintetiza tantos quantos bancos de dados estiverem à disposição do tribunal e do CNJ”, disse.   

O presidente do TJ demonstrou entusiasmo com o projeto:

“O sistema é impressionante. Este é o começo de uma bela parceria, com resultados concretos”.  

A iniciativa busca a diminuição do acervo e do congestionamento processual na fase de execução. Participaram da reunião a desembargadora Flávia Romano, a juíza auxiliar da Presidência do TJ Daniela Bandeira e os juízes Cláudio Anuzza Ferreira e Fábio Porto.

MG