Autofit Section
Museu da Justiça realiza visitas mediadas “Da Pedra ao Palácio” e à exposição “Presenças Invisíveis”
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 25/03/2022 15:48

O Museu da Justiça voltou a realizar a visita mediada “Da Pedra ao Palácio”, desta vez conjugada à exposição, recentemente inaugurada, “Presenças Invisíveis”. Os primeiros grupos a apreciarem ambas foram de advogados da empresa Shell e de estudantes de direito.

A visita mediada “Da Pedra ao Palácio” é um programa que vem sendo desenvolvido desde 2017 e tem como objetivo apresentar ao público, de forma lúdica e participativa, o contexto histórico e as funções dos antigos Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (1926) e de Niterói (1920). Durante o percurso, os visitantes são convidados a refletir sobre temas atuais e relevantes para o exercício da cidadania.

- O Museu da Justiça é uma joia escondida no Centro do Rio. Foi uma oportunidade única poder trazer um time de advogados na visita guiada e pausar por um momento para nos reconectar aos pilares do direito e da justiça - disse Fabio Gaspar, diretor tributário da Shell, que visitou o Museu na última quarta-feira, dia 23.

                                  Advogados da empresa Shell participaram de um júri simulado no salão histórico do I Tribunal do Júri

Na visita, são desenvolvidos temas relativos à arte, cultura, história, memória, educação, justiça, cidadania e direito. Os grupos também são convidados a participar de uma simulação teatral de júri, no Salão Histórico do I Tribunal do Júri, espaço hoje ocupado pela exposição.

“Presenças Invisíveis”, trata do tema violência doméstica contra a mulher em que a artista Isabela Francisco aproveitou do espaço histórico para fornecer aos visitantes mais uma camada de reflexão ao colocar o público em contato com uma forma de expressão em que as vítimas puderam exteriorizar seus sentimentos: a pintura sobre lençóis.

- Eu achei muito bacana em relação ao Júri, para a gente ter uma noção de mais ou menos como vai ser. Porque, futuramente, todos nós esperamos estar em um Tribunal – afirmou Giovana Coelho, estudante de Direito.

Imagem do Salão Nobre do Museu com Alunos de Direito da faculdade Estácio de Sá                                   Alunos de Direito da faculdade Estácio de Sá no Salão Nobre do Museu, durante visita mediada ‘Da pedra ao palácio”

 

A Advogada Ana Carolina também aprovou a visita: "Eu achei uma experiência incrível, não esperava que eu fosse me surpreender tanto com a exposição dos museólogos e com a explicação de cada uma das salas e de outras questões ainda mais profundas”, afirmou Ana Carolina, que visitou o museu na última quinta-feira, dia 24.

Escolas de ensino médio, faculdades e outros grupos podem agendar visitas mediadas diretamente com a equipe do Educativo do Museu da Justiça, por telefone (3133-2721) ou por e-mail (ccmj.educativo@tjrj.jus.br).

Clique neste link para saber mais da programação do Museu da Justiça.