Autofit Section
Falsários se passam por servidores da Justiça para aplicar golpes
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/03/2022 17:47

A Central de Mandados de Maricá alertou que golpistas estão enganando pessoas com o “golpe da falsa intimação de testemunha”. Os criminosos encaminham mensagens, por meio do Whatsapp ou e-mail, com falsas intimações em nome do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). O golpe é aplicado como se o destinatário estivesse sendo intimado por um oficial de Justiça a comparecer em uma audiência judicial como testemunha (conforme prints de tela abaixo). 

 

Nas mensagens falsas enviadas contêm link para que seja visualizado o mandado de intimação. Dessa forma, ao clicar os criminosos podem subtrair dados pessoais das vítimas ou clonar seus números de celulares para aplicar outros golpes. 

O Setor de Fiscalização de Serventias Judiciais do 2º NUR do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro informa que pode se tratar de um golpe denominado “Phishing” e que situações similares também ocorreram nos Tribunais de Santa Catarina, Amazonas e Minas Gerais, em dezembro de 2021.

A situação foi relatada à Corregedoria Geral da Justiça que alerta a população sobre o crime cibernético em questão e reforça que o oficial de justiça avaliador, apesar de cumprir as ordens judiciais por meios eletrônicos, não envia links de visualização dos mandados, visto que tais documentos somente são encaminhados em formato PDF.

Fonte: CGJ