Autofit Section
Comarca de Nova Iguaçu ganha mais celeridade na prestação jurisdicional com novo posto de mensageria
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 11/03/2022 14:05

Mais celeridade na prestação jurisdicional por meio do aumento da qualidade e da rapidez  na prestação dos serviços de malotes e postagens de correspondências. Esse é o ganho com a instalação, nesta semana, do novo posto da Divisão de Movimentação de Expedientes (Dimex), da Diretoria-Geral de Logística (DGLOG), no Fórum de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O objetivo é ampliar a qualidade dos serviços de mensageria prestados, com a expansão além do Complexo do Fórum Central, no Centro do Rio.  

Com a iniciativa, será possível prestar apoio e suporte às unidades organizacionais da comarca nos serviços de postagens judiciais, integrações de malotes e coleta/entrega de acervo arquivístico, em complementação a atividades de mensageria iniciadas em agosto de 2021. 

O diretor do Fórum de Nova Iguaçu, juiz Paulo Luciano Teixeira, destaca que a Dimex tem mantido um Sistema de Gestão de Qualidade – SGQ certificado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini em conformidade com os requisitos na Norma ISO 9001/2015. “O sistema está inserido no rol daqueles que detém reconhecido padrão internacional de gestão, fato que reflete em reconhecida eficiência na utilização de recursos públicos, tal como preconizado no art. 37 da Constituição de 1988, bem como emanado das mais recentes recomendações do Conselho Nacional de Justiça”, explicou.

O serviço de mensageria 

O novo posto, instalado no térreo, corredor A, do prédio principal, realiza atividades como a coleta e entrega de expedientes nas unidades organizacionais do Fórum de Nova Iguaçu em três momentos distintos; conferência e recebimento das guias de postagem e as respectivas correspondências das serventias bem como o controle de retorno dos Avisos de Recebimento (ARs); retirada, guarda, entrega das caixas de arquivo destinadas para arquivamento; orientação aos usuários de forma geral, além de rastreamento/localização de processos/expedientes. A equipe da Dimex que atua no Fórum de Nova Iguaçu é composta por três colaboradores e quatro jovens mensageiros.  

Na prática, os cartórios ficarão dispensados de enviar funcionários para buscar os expedientes, cartas e outras correspondências, que serão levados por mensageiros às unidades,  no mesmo dia. “Isso economiza tempo, porque, às vezes, esse trâmite demorava bastante. Isso possibilita aos servidores se concentrarem mais no processamento do feito em vez de tarefas materiais. Além disso, o serviço também é prestado por jovens de projetos sociais que têm ali uma verdadeira oportunidade de vida”, explicou o diretor do fórum. 

Estiveram presentes na inauguração, realizada no último dia 8, o diretor do Fórum de Nova Iguaçu, juiz Paulo Luciano de Souza Teixeira; a representante da Direção do Fórum de Nova Iguaçu Simone Molina Miquelotti; a diretora da Dimex, Fernanda Cunha Ottero Gobetti, a chefe do Serviço de Mensageria e Malote, Rosemary Rocha Mattos, além de integrantes da equipe do novo posto e jovens mensageiros.  

SP/ MB