Autofit Section
“O trabalho na pandemia” será tema de debate na inauguração do novo Fórum de Saúde Pública e Acesso à Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 24/05/2021 15:19

Isolamento social, medidas restritivas, corte de gastos, portas fechadas são resultados de uma crise sanitária que levou o Brasil a bater recordes de desemprego. Para debater essa questão, a primeira reunião do Fórum Permanente de Saúde Pública e Acesso à Justiça da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) debaterá o tema “O trabalho na pandemia”. O webinário será dia 26, às 10h, via Zoom e YouTube, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Em 2020, nos primeiros cinco meses da pandemia, o contingente de desempregados aumentou 33,1%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda no mesmo ano, no final de novembro, o número de desempregados subiu de 13.8 milhões para 14 milhões, representando um aumento de 2%. Em 2021, ano no qual dados oficiais apontam como o pior período da pandemia, o Brasil chegou à marca de 14,4 milhões de desempregados, ainda de acordo com o IBGE. A porcentagem marca o recorde da série histórica, iniciada em 2012.  

 Participarão da abertura do encontro a diretora-geral da Emerj, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; e a presidente do Fórum, juíza Renata de Lima Machado Rocha, mestre em Saúde e Direitos Humanos e doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz. 

 O evento terá a ativista social Cris dos Prazeres como palestrante. Zoraide Gomes, conhecida como Cris dos Prazeres, saiu de Pernambuco na infância e escolheu o Rio de Janeiro como destino. Em terras cariocas, viveu nas ruas durante meses, até que foi para o Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. Lá, começou desenvolvendo pequenos trabalhos voluntários voltados para a saúde. Posteriormente, também trabalhou na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e reciclagem de lixo no morro.  

 Atuando há mais de 23 anos, Cris dos Prazeres é orientadora social, ativista na promoção da saúde e educação, além de ser ativista ambiental. É agente de promoção de saúde reconhecida pelo Ministério da Saúde e fundadora do grupo de Prevenção Realizada com Organização e Amor (Proa), que trabalha com desenvolvimento comunitário nas áreas de promoção de saúde e empoderamento da juventude por meio da qualificação educacional, orientação profissional e empregabilidade.  

Também participarão do encontro a juíza do Trabalho Valdete Souto Severo, doutora em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo, professora de Direito e Processo do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Paulo Andrade Lotufo, professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pela qual também é doutor em Ciências Médicas, e pós-doutor no Brigham Women’s Hospital - Harvard Medical School; Décio Nascimento Guimarães, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; a juíza Letícia de Oliveira Peçanha, vice-presidente do Fórum, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); e o juiz André Felipe Alves da Costa Tredinnick, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).  

 Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para os estudantes de Direito participantes do evento. Para realizar a inscrição, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/o-trabalho-na-pandemia.html