Autofit Section
Deape: adaptações para o formato on-line permitiram prosseguimento de projetos na pandemia 
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 20/12/2021 14:46

Os programas de inclusão social do Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape) foram criados com o desejo de contribuir para promoção da transformação social. E mesmo com as adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, os projetos adaptaram suas ações para continuarem atingindo seus beneficiários. Em 2021, a 'Justiça Cidadã', por exemplo, realizou suas capacitações de forma on-line, com palestras ao vivo pelo Facebook e com o conteúdo disponibilizado posteriormente no YouTube e Instagram. De março a dezembro, as formações virtuais do programa alcançaram 25.296 visualizações.   

O objetivo do projeto 'Justiça Cidadã' é capacitar agentes multiplicadores - lideranças comunitárias, gestores sociais, membros de associações e participantes da sociedade civil organizada -  que desenvolvam trabalhos comunitários voltados à melhoria da qualidade de vida das comunidades periféricas. Os beneficiários aprendem informações básicas sobre direito, justiça, cidadania e o conhecimento do emprego de métodos alternativos para a solução de conflitos, que não demandem intervenção judicial.   

O 'Bem me Quer' foi mais um projeto realizado de forma on-line neste ano. A iniciativa busca conscientizar pais, mães e demais familiares envolvidos em processos de separação ou divórcio, união estável, alimentos e/ou guarda dos filhos em que o litígio continuado e fomentado acarreta prejuízos à formação da estrutura psicológica dos menores. Os encontros, promovidos através da plataforma Teams, atingiram 244 participantes.  

Em parceria com a Instituição Alcoólicos Anônimos, o Deape também realizou dois seminários on-line: Alcoolismo na Pandemia e Alcoolismo e Violência Doméstica. Ao todo, 895 pessoas participaram dos encontros.   

O 'Jovens Mensageiros', voltado para jovens de 18 a 24 anos oriundos de famílias de baixa renda e de situação social de risco teve 148 participantes beneficiados em 2021. O programa insere jovens no mercado de trabalho para exercerem atividades de mensageiros no Poder Judiciário, através de uma experiência profissional supervisionada.  Em dezembro, os 90 jovens que trabalham atualmente como mensageiros foram presenteados com uma cesta de Natal.  

Programa de Voluntariado   

Criado em 2014, o Programa de Voluntariado – destinado em sua maioria a estudantes de Ensino Superior ou graduados, maiores de 18 anos, e de aposentados do Tribunal de Justiça do Rio – visa estimular a integração de voluntários com o ambiente jurídico-social, por meio de ações participativas, ampliando o sentido da responsabilidade social coletiva. Com isso, o Poder Judiciário também é beneficiado com a atuação deles, prestando auxílio em diversas frentes. Apenas em 2021, 1.540 voluntários passaram pelas unidades organizacionais do TJRJ, sendo 507 cadastrados atualmente. O serviço voluntário é exercido mediante Termo de Adesão.   

Ações solidárias   

Neste ano, o Deape também promoveu algumas ações solidárias, como a campanha de doação de fraldas para arrecadação do produto de higiene pessoal para pacientes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No total, foram doadas 4.316 fraldas. O Natal da Esperança foi outra iniciativa coordenada pelo departamento. Os brinquedos doados foram entregues à Secretaria de Saúde do Estado para serem distribuídos às crianças e adolescentes internados nas suas unidades hospitalares.  

Para 2022, a diretora do Deape, Rosiléa Di Masi Palheiro, espera retomar gradualmente os programas paralisados por conta da pandemia.   
“Desejo que o próximo ano seja de grandes realizações. Vamos retomar em março do ano que vem o 'Estudar para Qualificar', programa de reforço escolar, fruto da parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os projetos 'Começar de Novo' e 'Justiça pelos Jovens' estão em fase de chamamento público para que também possam voltar com suas atividades” explicou a diretora.   

IA/FS