Autofit Section
Deape promove confraternização de Natal para integrantes do projeto ‘Jovens Mensageiros’
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 16/12/2021 21:52

                       Thyago fala para jovens mensageiros em evento de confraternização

“Estou olhando para vocês e tenho certeza que alguns aqui serão advogados, outros vão ser formar como arquitetos”. A fala é de Thyago Braulio Silva, de 28 anos, para a plateia formada por 90 jovens do ‘Projeto Jovens Mensageiros’ que participaram, nesta quinta-feira (16/12), no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, da confraternização de Natal promovida pelo Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (Deape).  

Assim como os jovens de 18 a 24 anos – oriundos de famílias de baixa renda e de situação social de risco – que são inseridos no mercado de trabalho para exercerem atividade de mensageiros no Poder Judiciário, Thyago também já esteve do outro lado como participante. Durante o período 2012 e 2014 viu a sua vida se transformar.  

“Com o projeto pude me qualificar, iniciar a minha faculdade de Administração. Hoje estou terminando a minha pós-graduação em Logística, Finanças e Tributos e sigo trabalhando aqui no TJRJ. Depois que a semente é plantada, ela começa a germinar e gerar frutos. Acreditem, se qualifiquem e se agarrem nas oportunidades que surgirem” incentivou o rapaz.   

Além de Thyago, outros ex-participantes de projetos sociais do Deape foram convidados para contar um pouco sobre as suas trajetórias: Adriano Nascimento de Oliveira, de 42 anos, do ‘Pais Trabalhando’; Robério Baltar Teixeira, de 23 anos, do ‘Justiça pelos Jovens’; e Eduardo de Melo Espindola, de 38 anos, do ‘Começar de Novo’.  

Egresso do sistema prisional, Eduardo emocionou a plateia com o seu depoimento. O projeto do qual participou, entre os anos de 2014 e 2016, tem o objetivo de ressocializar quem cumpriu pena privativa de liberdade ou foi beneficiado por causa de extintiva de punibilidade, oferecendo oportunidade de trabalho após ter cumprido parte da sanção imposta.  

“Sei o real significado do que é ressocialização. Quando participei do projeto, atuei na 1ª Vara Cível. Ao término, fui contratado no setor de limpeza do TJRJ e, nessa ocasião, pude iniciar a faculdade de Direito. Conclui no final deste semestre meu curso superior e passei no exame da Ordem dos Advogados. Sigo trabalho aqui no Tribunal, na Divisão de Administração do Foro Central”, revelou o Eduardo.  

Comovido com os relatos, o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presente do evento, parabenizou e ressaltou a importância dos projetos sociais promovidos pelo Deape.

“Como é bom ouvir depoimentos de pessoas que deram certo, que tiveram força de vontade e conseguiram atingir seus objetivos. Ficarei imensamente feliz se vocês alcançarem o mesmo destino de sucesso que eles tiveram. O trabalho do Deape é feito por uma grande família, que com amor e carinho ajuda quem quer ter uma oportunidade e tem interesse de crescer na vida”, destacou o presidente.  

     Presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, cumprimenta participante do Projeto 'Jovem Aprendiz'

O evento, além de agraciar os jovens mensageiros com experiências de sucesso, distribuiu cestas de Natal para todos os 90 participantes. A diretora do Deape, Rosiléa Di Masi Palheiro, retribuiu o carinho do presidente com os projetos sociais do departamento.  

“O presidente sempre foi muito humano e sensível com as nossas ações. Espero que em 2022 possamos realizar uma confraternização como fazíamos antes da pandemia de Covid-19: reunindo todos os participantes dos projetos e tornando eles protagonistas da celebração” disse.

André Silva Alves, de 20 anos, está há nove meses no ‘Jovens Mensageiros’. Soube do projeto através da sua mãe, que um dia também já foi participante. 

“É uma grande oportunidade de entrar no mercado de trabalho, de conhecer outras pessoas e ampliar nossa visão de mundo. Estou fazendo um curso de Patologia Clínica e o meu objetivo é ingressar na faculdade de Biomedicina”, contou o jovem.  

 Além da equipe do Deape que participou da confraternização, esteve presente também no evento, a juíza de direito titular da 1ª Vara Cível da Capital, Marisa Simões Mattos Passos.  

                Noventa jovens mensageiros acompanham atentos os relatos de ex-participantes de projetos sociais do Deape


 
IA/FS

Fotos: Felipe Cavalcanti/TJRJ