Autofit Section
Desembargador Mauro Pereira Martins toma posse como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 14/12/2021 20:08

Da esquerda para a direita: desembargador Mauro Martins, ministro Luiz Fux e o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Figueira

Com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, tomou posse em Brasília, como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o desembargador do TJRJ Mauro Pereira Martins, em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (14/12), no plenário da Casa. 

Além do desembargador Mauro Pereira Martins, também foram empossados os conselheiros ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) Richard Pae Kim. A solenidade foi presidida pelo presidente do CNJ e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. 

Indicado pelo STF, o desembargador Mauro Martins, em seu discurso de posse, ressaltou a honra de fazer parte do Conselho e fez alguns agradecimentos, entre eles ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. Ao falar de sua mãe, dona Suely Duarte Pereira, ele se emocionou. 

“É um momento de agradecimento, senhor presidente. Me dirijo inicialmente à Vossa Excelência, que tive o privilégio de ter tido como meu professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nossa querida UERJ. Ali dei meus primeiros passos no processo civil, mas sobretudo aprendi a amar a magistratura. Agradeço a honra em integrar um colegiado presidido por Vossa Excelência e me comprometo também com meus pares a ter na função de conselheiro a mesma dedicação que venho tendo como magistrado há quase 30 anos. Registro também o agradecimento tanto ao presidente do meu tribunal, desembargador Henrique Figueira, presente nessa solenidade, que talvez tenha sido o primeiro a conversar comigo sobre a ideia e um dos meus maiores incentivadores”, disse Martins em seu discurso. 

Mauro Martins também agradeceu aos ministros do STJ do Rio de Janeiro, Luis Felipe Salomão, Marco Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha Palheiro; e à juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros. 

Luiz Fux, depois de citar a trajetória profissional de cada um dos novos conselheiros, encerrou a solenidade e iniciou a 61ª Sessão Extraordinária do CNJ, a última do ano.

Da esquerda para direita: juiz Richard Pae Kim; desembargador Mauro Martins; ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; e o secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener. Ao fundo,  a conselheira do CNJ, Tânia Regina Silva Reckziegel.

 

Da esquerda para direita: desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro; presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira; juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; desembargador Ricardo Couto; Corregedor-Geral da Justiça, Ricardo Rodrigues Cardozo;  2º vice-presidente do TJRJ, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio 


PF/MB/FS