Autofit Section
Juiz do TJRJ participa de Fórum de Inteligência e Segurança nos EUA
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 10/12/2021 22:39

O juiz Alexandre Abrahão, titular do 3ª Tribunal do Júri do Rio, participou, a convite de congressistas americanos, do 20º Fórum Parlamentar de Inteligência e Segurança, realizado de 5 a 6 de dezembro, no Museu Histórico dos Estados Unidos, em Washington. No evento, especialistas globais de governos, da indústria e grupos de reflexão sobre questões críticas de segurança nacional se mostraram preocupados com a expansão dos mecanismos que interligam o crime organizado e o terrorismo, principalmente no continente americano.          

“A magnitude da engrenagem criminosa e a integração das diversas variantes de certos crimes é um negócio monstruoso”, diz o juiz Alexandre Abrahão.  Segundo o magistrado, a ideia dos congressistas é reforçar a cooperação entre os parlamentos e criar uma sintonia nas Américas de forma a enfrentar o dinamismo do crime. 

Uma das situações citadas e motivo de preocupação entre os especialistas seria o suposto financiamento das atividades do grupo palestino Hamas através do contrabando de cigarros do Paraguai para o Brasil. 

Entre os temas discutidos, foram destaque o tráfico de pessoas, finanças ilícitas, o cenário da política regulatória para ativos digitais, como as criptomoedas, ameaças à segurança cibernética, práticas abusivas na expansão econômica global e a lavagem de dinheiro. 

AB/FS