Autofit Section
TJRJ assina protocolo de intenções para inserir jovens do Degase no mercado de trabalho
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 08/12/2021 19:57

Uma nova oportunidade na vida de 30 adolescentes será firmada a partir desta quinta-feira (9/11), com a inserção deles no mercado de trabalho - já neste Natal - por meio do programa Jovem Aprendiz. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) assina protocolo de intenções com o Governo do Estado, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e a Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Rio Indústria) para encaminhar e contratar jovens que cumprem medidas socioeducativas em supermercados no modelo Jovem Aprendiz.

Com duração de dois anos, podendo ser prorrogados por mais cinco, o protocolo será assinado às 16h, no Salão Nobre da Presidência. Pelo Governo do Estado, assinam o documento as Secretarias Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia, e Trabalho.

Nas cláusulas do protocolo que garante o encaminhamento dos jovens, o Tribunal justifica que sua missão deve ir além da prestação jurisdicional, pois empresas privadas e órgãos públicos devem intensificar o foco na responsabilidade social. Já na próxima semana, a Asserj vai oferecer um curso especializado em unidade socioeducativa aos adolescentes para prepará-los rumo ao mercado de trabalho.

Para encaminhar os jovens, a Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas (Vemse) vai receber uma listagem prévia do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) de jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. O passo seguinte é a realização de audiências concentradas para reavaliar e poder inserir o adolescente no programa Jovem Aprendiz. Por fim, a Vemse encaminha a listagem consolidada à Comissão Interinstitucional do Estado do Rio de Janeiro para a Aprendizagem (CIERJA) para dar ciência ao Ministério Público do Trabalho e à Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro. Após cumpridas essas etapas, as secretarias estaduais vão atuar na capacitação e alocação dos selecionados.

 

FB/FS