Autofit Section
Comitiva do Banco do Brasil visita TJRJ e apresenta programas de governança corporativa e compliance
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 07/12/2021 22:52

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, recebeu nesta terça-feira (07/12) uma comitiva de executivos do Banco do Brasil para apresentação dos programas de governança corporativa e compliance desenvolvidos pela instituição. Durante a reunião, os funcionários exibiram para a Alta Administração do TJRJ os conceitos dos dois programas, especificando as características e os resultados das ações.

O gerente de soluções do Banco do Brasil, Rodrigo Moreira Kattar, apresentou o conceito de governança corporativa, que visa assegurar os direitos e os interesses dos acionistas e seus alinhamentos com os direitos dos clientes, funcionários, fornecedores, governo e sociedade. Ele destacou a importância dos quatro pilares da governança - transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade administrativa.

Em seguida, a gerente de soluções, Cristiane Tavares de Abreu, discorreu sobre o programa de compliance da instituição, que tem o objetivo de assegurar o efetivo gerenciamento do risco de conformidade e o fortalecimento do sistema de controles internos. Em sua explanação, Cristiane ressaltou que a responsabilidade do sistema de controle não é somente da administração. 

“O compliance é uma responsabilidade de todos os funcionários, estagiários, colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores do Banco, sem distinção da função exercida. Cada um tem o seu papel”, destacou a gerente, apresentando, ainda, os objetivos, princípios e normas orientadoras do programa.

Ao final do encontro, o presidente Henrique Carlos de Andrade Figueira agradeceu a visita da comitiva e elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição.

“Estou muito feliz e agradecido com a disponibilidade da diretoria do Banco do Brasil de vir ao nosso Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para apresentar um pouco dessa experiência vitoriosa desenvolvida nas áreas de governança corporativa e compliance. Com certeza, foi uma tarde muito enriquecedora e inspiradora para nossa administração”, disse.

O encontro contou com a participação do 3º vice-presidente do TJRJ, desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos; do presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção da Sustentabilidade (COSUS), desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes; do presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), desembargador Marcos André Chut; dos juízes auxiliares da Presidência do TJRJ, juíza Daniela Bandeira de Freitas, juiz Alexandre Teixeira e juiz Pedro Antonio de Oliveira Júnior. 

Também participaram da reunião pela Administração do TJRJ, Sthefania Mendonça Rodrigues, diretora-geral do Núcleo de Auditoria Interna (NAI); Michele Vieira, diretora do Departamento de Gestão Estratégica e Planejamento (DEGEP); e Alexandre Carvalho, diretor do Departamento de Apoio ao Segundo Grau de Jurisdição (DEJUR). 

A comitiva do Banco do Brasil foi composta, ainda, por Leandro Alves, gerente de Relacionamento; Everaldo Schneider, gerente geral; José Aparecido, superintendente comercial; e Mariana Cappellari, gerente executiva.

JM/FS