Autofit Section
Sessão solene marcará eleição e posse de novo presidente do TRE-RJ
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 07/12/2021 21:53

A cerimônia de eleição e posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) será realizada nesta sexta-feira (10/12). Na mesma solenidade, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio João Ziraldo Maria vai ser empossado como membro titular da Corte Eleitoral para um mandato de dois anos. 

A sessão acontece a partir das 11h, no Plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na Avenida Erasmo Braga, 10º andar, no Centro do Rio. O novo presidente comandará as eleições gerais de 2022. 

De acordo com a Constituição Federal de 1988, apenas membros titulares do TRE que ocupam vagas destinadas a desembargadores estaduais podem concorrer à Presidência. Dessa forma, estarão aptos o atual vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, e o desembargador João Ziraldo Maia. Durante a solenidade, eles manifestarão se há interesse ou não em concorrer ao cargo. A eleição é decidida em votação dos sete membros do Colegiado do TRE. 

Perfil dos desembargadores

O desembargador Elton Martinez Carvalho Leme é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983) e doutorando na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Atuou como advogado e foi defensor público de 1988 a 1992, quando ingressou na Magistratura fluminense.  Foi juiz auxiliar da Presidência do TJRJ, do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2003 a 2004, e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2004 a 2006. Promovido a desembargador em 2008, atualmente, preside a 17ª Câmara Cível. 

O desembargador João Ziraldo Maria formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense em 1987. Atuou como advogado e exerceu o cargo de Procurador Geral dos municípios de Araruama e de Rio Bonito. Ingressou na Magistratura estadual em 1992. Foi juiz auxiliar da presidência do TJRJ e dirigente do 2° Núcleo da Corregedoria-Geral da Justiça. Promovido desembargador em 2012, atualmente é titular da Quarta Câmara Criminal. 

MG/FS