Autofit Section
Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Capital realiza mais de mil sessões de mediação em 2021
Notícia publicada por Assessoria de Imprensa em 03/12/2021 14:05

De janeiro a 12 de novembro de 2021, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Capital (Cejusc Capital) realizou 937 sessões de mediação processual, 178 sessões de mediação pré-processual e 122 sessões de mediação de agendas concentradas, todas realizadas de forma telepresencial, e cinco sessões de mediação processual presencial, totalizando 1.242 sessões de mediação.  

Considerando as sessões efetivamente realizadas (aquelas nas quais uma ou ambas as partes comparecem), o percentual de acordo foi de cerca de 50%. A grande vantagem é que a mediação, assim como os demais métodos autocompositivos de solução de conflitos, permite que as pessoas, através da facilitação de um mediador, encontrem em conjunto a melhor forma de solução de seu conflito. A solução co-construída entre os envolvidos no conflito possibilita que as pessoas percebam a sua capacidade de resolver seu próprio conflito, incentiva a autonomia e contribui para a pacificação social de forma efetiva, uma vez que, sendo auxiliadas pelos mediadores a compreender não somente suas próprias necessidades e interesses como os da parte contrária, podem construir uma decisão satisfatória que atenda plenamente a todos e, dessa forma, todos saem ganhando, inclusive os advogados, que receberão mais rápido seus honorários e podem acordar no momento da mediação a forma de recebimento deles.  

O Cejusc Capital retornará com as medições presenciais a partir de 21 de janeiro de 2022 e continuará realizando as mediações telepresenciais processuais e pré-processuais. Os pedidos para a realização de sessões de mediação podem ser requeridos no próprio processo pelas partes ou remetidos ao Cejusc de ofício pelos juízos, podendo ser realizados presencialmente ou no formato telepresencial. A manutenção do formato telepresencial auxiliará os jurisdicionados a realizar mediações ainda que estejam em outras cidades, outro estado ou país.  

Pessoas ou advogados podem solicitar uma mediação antes de ajuizar um processo (mediação pré-processual). Para requerer, deve-se entrar em contato com o Cejusc mais próximo de sua residência ou preencher o formulário através do link /web/guest/institucional/mediacao/pre-processual e clicar em "Enviar solicitação". O formulário será recebido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) que encaminhará a solicitação ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania competente. 

 

MB